Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

EUA vão "acelerar" venda de armas aos países do Golfo

Os Estados Unidos vão "acelerar" vendas de armas aos países árabes do Golfo, anunciou hoje o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, face à inquietação das monarquias sunitas sobre as ambições regionais do Irão xiita.

EUA vão "acelerar" venda de armas aos países do Golfo
Notícias ao Minuto

19:00 - 03/08/15 por Lusa

Mundo John Kerry

"Chegámos a acordo para acelerar algumas vendas de armas que são necessárias e que no passado demoraram demasiado tempo", declarou Kerry durante uma conferência de imprensa no Qatar.

John Kerry deslocou-se a Doha para assegurar os seus homólogos das monarquias do Golfo das vantagens do acordo sobre o nuclear iraniano para a segurança da região.

O chefe da diplomacia de Washington participou numa reunião excecional dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) -- Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Qatar.

"Chegámos a acordo sobre a criação de estruturas destinadas (...) à partilha informações", prosseguiu o responsável norte-americano.

Kerry também evocou um prosseguimento das discussões entre os Estados Unidos e os seus aliados do Golfo, iniciadas em Camp David em maio, sobre "a forma de integrar os sistemas regionais de defesa de mísseis balísticos" e ainda o aumento do número de exercícios militares conjuntos.

"Estes são alguns exemplos da forma como pensamos que a segurança na região pode ser reforçada e a cooperação melhorada", considerou John Kerry, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Khaled al-Attiya.

O ministro do Qatar, que se exprimiu em árabe em nome do seu país, assegurou que o acordo sobre o nuclear iraniano era "a melhor opção entre outras".

As monarquias do Golfo, lideradas pela Arábia Saudita, receberam com prudência o acordo histórico concluído em 14 de julho em Viena entre o Irão e as potências do grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Reino Unido, Alemanha), sob a égide da União Europeia.

Com uma duração de dez anos, o compromisso deve garantir que Teerão não irá produzir armas nucleares, em troca de um levantamento progressivo e condicional das sanções internacionais que têm afetado a sua economia.

No entanto, as potências sunitas receiam que o seu rival xiita, na sequência deste acordo, procure alargar a sua influência no mundo árabe e impor-se como potência regional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório