Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Jovens que fugiram para o Estado Islâmico em fevereiro já casaram

Continuam a chegar aos territórios ocupados pelo Estado Islâmico jovens oriundos do Ocidente.

Jovens que fugiram para o Estado Islâmico em fevereiro já casaram
Notícias ao Minuto

13:00 - 05/07/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Em fevereiro, as amigas e colegas de escola Kadiza Sultana, de 16 anos, Shamima Begum e Amira Abase, ambas de 15 anos, fugiram do Reino Unido e atravessaram a fronteira turca, entrando na Síria, em território controlado pelo Estado Islâmico.

Na altura, chegou a ser lançado um apelo para encontrar as raparigas e a polícia britânica foi alvo de duras críticas por parte de familiares das jovens.

Em causa estava o facto de as raparigas serem amigas de uma quarta adolescente, que meses antes tinha fugido para a Síria e que terá auxiliado estras três jovens na sua fuga. As autoridades britânicas terão suspeitado das jovens, mas não chegaram a informar as famílias, e a fuga para o Estado Islâmico acabou mesmo por acontecer.

Agora, dá conta o The Guardian, duas das três jovens já estão casadas com jihadistas, em casamentos organizados pelo Estado Islâmico.

Agora, “as esperanças de que elas voltem um dia para o Reino Unido diminuíram consideravelmente”, como admitiu o advogado das famílias das adolescentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório