Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Justiça espanhola revela que aliados de Putin ajudaram máfia russa

Vladimir Putin está no centro de uma investigação feita pelas autoridades espanholas à máfia russa que operou no país durante uma década, avança a Bloomberg. O presidente russo estará ligado a vários líderes do crime organizado.

Justiça espanhola revela que aliados de Putin ajudaram máfia russa
Notícias ao Minuto

23:15 - 30/06/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Presidentes

Um dos maiores grupos de crime organizado russo, que operou em Espanha durante mais de dez anos, contava com o apoio de aliados muito próximos de Vladimir Putin, quando este era ainda ‘mayor’ de São Petersburgo, avança a Bloomberg.

A justiça espanhola tem compilado um relatório com 488 páginas onde 27 pessoas são acusadas de branqueamento de capitais e fraude, crimes relacionados com o sindicato criminal com base em São Petersburgo, que chegou a Espanha em 1996.

Uma das pessoas visadas pela investigação, e que faz parte da lista de acusados, é Vladislav Reznik, membro do parlamento russo, que terá arranjado posições no governo a aliados do líder da organização criminal, Gennady Petrov, em troca de uma percentagem dos lucros do sindicato do crime.

“A organização criminal liderada por Petrov conseguiu uma penetração clara na estrutura de estado [russa], não só com Reznik mas com vários ministros”, escreve a acusação.

De acordo com a mesma publicação, Reznik já negou todas as acusações, indicando que a sua relação com Petrov é “puramente social”.

As autoridades norte-americanas foram informadas sobre o caso pelo procurador espanhol Jose Grinda em 2010 e concluíram que Vladimir Putin dirigia uma “máfia virtual” que se estendia a Espanha.

As ligações do presidente russo a Espanha remontam aos anos 90, altura em que terá feito mais de 35 viagens secretas de barco para se encontrar com vários líderes conhecidos da máfia, que moravam no sul do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório