Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Os erros de principiante que tem de parar de fazer na cozinha

Na altura de cozinhar, as coisas mais simples podem tornar uma excelente refeição num desastre total. Conheça alguns truques simples para evitar dececionar na hora de jantar.

Os erros de principiante que tem de parar de fazer na cozinha
Notícias ao Minuto

20:51 - 27/04/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Refeições

A revista Time foi procurar sete asneiras que faz na cozinha sem saber, e que lhe podem estar a prejudicar as refeições. Conheça alguns truques para melhorar a sua técnica.

Erro nº1: Não ler a receita até ao fim antes de começar a cozinhar. “Ler uma receita é como olhar para um mapa antes de uma viagem”. Quem o diz é a especialista Linda Carucci e tem razão. O segredo está nos detalhes, portanto olhe para a receita e saiba de antemão que coisas tem que ter preparadas e em que altura, assim como que equipamentos vai precisar.

Erro nº2: Pôr demasiados alimentos no tacho, tapando-o por completo. Quando os alimentos estão ‘ao molho’ cria-se vapor e o vapor impede que estes alourem, já dizia Julie no filme ‘Julie & Julia’. Use dois tachos ou cozinhe por porções. Para que a primeira porção não fique fria, pode colocá-la no forna enquanto cozinha a segunda.

Erro nº3: Não aquecer o tacho previamente para cozinhar, por exemplo, filetes de peixe. “A superfície onde cozinha tem que estar quente o suficiente para selar os sumos e alourar a comida”, diz a cozinheira Tamara Murphy. Até se quiser saltear qualquer coisa, uma panela que não esteja quente o suficiente faz com que a comida se agarre com mais facilidade.

Erro nº4: Cozinhar massa numa panela muito pequena. Quando se adiciona comida a água a ferver, a temperatura da água desce imediatamente. Se adicionar muita massa a pouca água, o processo de cozedura altera-se e a massa fica com uma consistência estranha. Use muita água, a ideia é que a comida ‘nade’.

Erro nº5: Saltear legumes ainda molhados. Cria vapor e deixa os legumes pastosos e moles, sendo que o óleo ou azeite ainda vai salpicar. Passe os legumes por um escorredor e aquece bem o azeite.

Erro nº6: Usar ervas aromáticas secas para temperar ao invés de ervas frescas. Pode parecer mais prático (e mais barato, sendo que as ervas frescas custam mais e duram menos tempo), mas algumas ervas, como os orégãos ou o estragão, têm muito mais sabor quando secos. Se põe demais, estraga imediatamente o prato.

Erro nº7: Fritar coisas em óleo pouco quente. Seja só no tacho ou na fritadeira, se o óleo não estiver quente o suficiente, a comida vai absorver demasiada gordura até cozinhar e vai ficar gordurosa e ‘pesada’. Pode testar com um pedaço de pão: tem que alourar em 10 segundos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório