Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

Doze muçulmanos presos por preparação de atentados

Doze muçulmanos suspeitos de estarem a preparar atentados foram presos hoje, pela polícia malaia, na véspera da reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que decorrerá na segunda-feira, na Malásia.

Doze muçulmanos presos por preparação de atentados
Notícias ao Minuto

17:35 - 26/04/15 por Lusa

Mundo Malásia

Os suspeitos, todos homens de nacionalidade malaia e alegadamente simpatizantes do grupo extremista muçulmano Estado Islâmico, foram presos em ações separadas nos subúrbios de Kuala Lampur, informou o chefe da polícia nacional, Khalid Abu Bakar, num comunicado.

As forças de segurança apreenderam 20 quilos de nitrato de amónio, uma quantidade equivalente de nitrato de potássio, dois litros de querosene e comandos à distância, de acordo com a nota.

"Estavam pretendendo realizar atentados na Malásia entre os dias 25 e 26 de abril", disse Khalid.

Os seus supostos alvos eram locais estratégicos no interior e ao redor de capital, Kuala Lampur, acrescentou o chefe da polícia nacional.

O responsável policial não estabeleceu uma relação direta com a reunião da ASEAN.

A Malásia acolherá, na segunda-feira, a reunião dos dez países membros da ASEAN, que começará em Kuala Lumpur e deverá prosseguir na ilha de Lahgkawi.

No ano passado, a polícia malaia anunciava regularmente prisões de pessoas suspeitas de serem simpatizantes ou membros do Estado Islâmico e de prepararem atentados na Malásia.

Certos deputados da oposição exprimiram o seu ceticismo diante deste anúncio. Eles acusam as autoridades de exagerarem a ameaça para justificar a passagem de uma lei antiterrorista forte e uma restrição geral das liberdades civis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório