Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Principal partido da oposição na Finlândia lidera eleição

O principal partido de oposição finlandês, o Partido do Centro, começa a surgir como vencedor das eleições legislativas de hoje, liderando a contagem dos primeiros votos com uma larga margem face à coligação de direita atualmente no poder.

Principal partido da oposição na Finlândia lidera eleição
Notícias ao Minuto

19:24 - 19/04/15 por Lusa

Mundo Resultados

Com mais de um terço dos votos já contados, os que dizem respeito aos eleitores que votaram por antecipação durante a semana passada, o Partido do Centro conseguiu 23,2% dos votos, enquanto a coligação nacional Kokoomus (direita conservadora) conseguiu 17,9% dos votos.

Se os resultados parciais forem confirmados, o líder do Partido do Centro, Juha Sipila, um milionário de 53 anos da área das tecnologias de informação, que recentemente enveredou pela política, vai ser o novo primeiro-ministro da Finlândia.

A rádio e televisão públicas finlandesas YLE projetam que o Partido do Centro deverá conseguir 51 dos 200 lugares no parlamento.

"Estou muito satisfeito com estes resultados", afirmou Juha Sipila, recusando afirmar-se já como o novo primeiro-ministro finlandês por ser "um pessimista".

O líder do Partido do Centro fez uma campanha baseada nos seus conhecimentos de homem de negócios, prometendo a recuperação económica do país, depois de três anos de recessão, estagnação e austeridade.

Os eleitores estão descontentes com o Governo de quatro anos da coligação de direita liderada pelo conservador Alexander Stubb, que ficou paralisado pelos desentendimentos internos e incapaz de avançar com reformas necessárias ao país.

Caso a vitória do Partido do Centro se confirme, a primeira ação de Juha Sipila será escolher os parceiros de coligação para formar Governo, de modo a obter uma maioria parlamentar.

De acordo com os mesmos resultados parciais, citados pela agência noticiosa EFE, o Partido Social-democrata (SDP) conseguiu 17,7% dos votos e o partido ultranacionalista 'Verdadeiros Finlandeses', do líder populista e eurocético Timo Soini, obteve 15,8% dos votos.

Conseguem ainda representação parlamentar a 'Aliança de Esquerdas' (7,8% dos votos), 'Os Verdes' (7,3%), os democratas-cristãos (4%) e o Partido Popular Sueco (3,8%).

Mais de 1,3 milhões de eleitores, o equivalente a mais de um terço dos eleitores finlandeses, votaram antecipadamente durante a semana passada, usando um sistema implementado em 1970 para incentivar a participação.

Os resultados referentes a este voto antecipado foram divulgados após o encerramento das urnas às 20:00 locais (18:00 em Lisboa), sendo expectável que a contagem dos votos termine pelas 23:00 locais (21:00 em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório