Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Negociações sobre nuclear iraniano ainda sem acordo

Um alto responsável iraniano declarou hoje à AFP que ainda não foi possível chegar a um acordo definitivo nas negociações sobre o nuclear do Irão com as grandes potências, permanecendo por resolver algumas questões.

Negociações sobre nuclear iraniano ainda sem acordo
Notícias ao Minuto

18:48 - 29/03/15 por Lusa

Mundo Lausana

Segundo a mesma fonte, vários diplomatas ocidentais estabeleceram compromissos relativamente a vários pontos-chave nas negociações sobre o nuclear iraniano.

"Nenhum acordo foi concluído e as questões em suspenso devem ser resolvidas. As partes envolvidas devem renunciar às suas exigências excessivas e tomar uma decisão estratégica, dizendo se querem um acordo ou pressão", declarou o alto responsável iraniano à AFP.

Enquanto em Lausana os negociadores procuravam chegar a um acordo, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu criticou o "perigoso acordo" que pode estar a ser delineado.

Um diplomata ocidental disse à AFP que o Irão teria concordado em reduzir o número das suas centrifugadoras em mais de dois terços e em retirar do país a maioria do seu material nuclear.

O lado iraniano negou, no entanto, qualquer acordo nesse sentido, afirmando que declarações como essas pretendem apenas "perturbar" as negociações.

Ainda assim, os negociadores iranianos manifestaram-se otimistas de que, depois de 18 meses de difíceis negociações e dois prazos falhados, seja possível um avanço tendo em vista um acordo que ponha fim a 12 anos de tensão.

"Se conseguirmos resolver todas as questões em aberto hoje ou nos próximos dois ou três dias, então podemos começar a preparar um texto. Mas de momento ainda estamos a negociar", declarou fonte próxima da delegação iraniana nas negociações.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, cancelou o seu regresso aos Estados Unidos para cumprir compromissos de agenda em Boston na segunda-feira, permanecendo em representação dos Estados Unidos nas negociações, tendo já declarado que as conversações "estão a correr bem".

John Kerry está pressionado para regressar aos Estados Unidos com algo concreto que evite que o Partido Republicano force a aplicação de mais sanções ao Irão, o que poderia pôr em causa todo o processo negocial.

O presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, ameaçou hoje pedir mais sanções, se não se chegar a um acordo que trave a ambição nuclear do regime iraniano.

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier, advertiu hoje para a possibilidade de começar um novo conflito regional no Médio Oriente se falharem as negociações sobre o nuclear iraniano

O objetivo das negociações é acordar linhas gerais para um acordo definitivo até terça-feira à meia-noite, e, até 30 de junho, concluir os anexos com os pormenores técnicos mais complicados.

Com o acordo pretende-se que o Irão aceda em desacelerar o desenvolvimento do seu programa nuclear e permitir inspeções inéditas às instalações nucleares no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório