Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Duas pessoas condenadas por espionagem a favor de Israel

Um tribunal no Egito condenou um homem e uma mulher a penas longas de prisão e ao pagamento de multas elevadas, dando como provado que eram espiões de Israel, adiantou hoje fonte judicial à AFP.

Duas pessoas condenadas por espionagem a favor de Israel
Notícias ao Minuto

16:42 - 28/03/15 por Lusa

Mundo Egito

Segundo a mesma fonte judicial, os dois cúmplices do homem e da mulher hoje condenados, e que são agentes dos serviços secretos israelitas, foram também condenados, à revelia, a prisão perpétua.

O homem, Ramzy al-Shebini, foi condenado a prisão perpétua, e a mulher, Sahar Salama, a 15 anos de prisão. No Egito, no entanto, penas de prisão perpétua equivalem geralmente a 25 anos.

O processo de acusação referia que, entre 2008 e 2012, os dois concordaram em passar aos israelitas "informação estratégica relacionada com a situação interna do país e sobre a aquisição de submarinos alemães".

A sentença proferida num tribunal na província de Giza condenou o homem ao pagamento de 80 mil euros e a mulher ao pagamento de 10 mil euros.

Em outros dois casos nos últimos meses, um egípcio e uma jordana engenheira de telecomunicações foram condenados a 10 anos de prisão por acusações semelhantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório