Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Enviado da ONU e mais de 300 pessoas abandonam o Iémen

O enviado especial da ONU para o Iémen, Yamal Benomar, e mais de 300 pessoas, entre funcionários do organismo internacional, colaboradores, representantes de empresas internacionais e famílias, preparam-se para abandonar o país árabe.

Enviado da ONU e mais de 300 pessoas abandonam o Iémen
Notícias ao Minuto

12:00 - 28/03/15 por Lusa

Mundo Conflito

Fonte da ONU confirmou à agência Efe que todos estão a bordo de três aviões na pista do aeroporto internacional de Sanaa e espera-se que sigam viajem num par de horas.

Benomar viajará primeiro para Adis Abeba, estando previsto que se desloque imediatamente para o Egito para participar na cimeira árabe, que começou hoje na localidade de Sharm el Sheik.

Os outros dois aviões têm como destino o Djibuti, acrescentou a mesma fonte.

A iminente saída destes responsáveis estrangeiros acontece no pico da escalada de violência no Iémen, onde uma coligação árabe -- liderada pela Arábia Saudita -- começou na semana passada a bombardear posições dos rebeldes huties.

O próprio aeroporto de Sanaa foi alvo dos bombardeamentos na última noite e as autoridades tiveram de reparar danos provocados pelos ataques numa pista.

Benomar mediou nos últimos meses a crise entre o Presidente iemenita, Abdo Rabu Mansur Hadi, e o movimento xiita dos huties que tomou o poder em fevereiro.

No dia 22, o enviado especial advertiu para a grave deterioração que sofreu a situação no Iémen e assegurou que o conflito poderia resultar em algo similar ao que se vive no Iraque, na Síria e na Líbia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório