Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Fingiu a própria morte para testar Facebook

Graças à nova funcionalidade da rede social, herdar a conta de outro utilizador é fácil. Talvez fácil de mais.

Fingiu a própria morte para testar Facebook
Notícias ao Minuto

13:43 - 06/03/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Experiência

Um jornalista americano forjou a própria morte para testar a nova funcionalidade do Facebook, para já apenas disponível nos Estados Unidos, que permite deixar o perfil a alguém que o possa administrar depois da morte do utilizador.

O primeiro passo de Joe Veix foi criar dois perfis falsos – um clone do perfil original (para não assustar família e amigos) e um perfil a quem deixar a conta como ‘herança’ a quem chamou ‘Greebo’. Depois de uma última publicação onde se lia “mal posso esperar pela viagem de dirigível amanhã!”, Joe não voltou a ligar o Facebook.

No pedido para administrar a conta de uma pessoa falecida, o Facebook pergunta quem morreu e quando. Uma prova de morte, como um certificado ou um obituário, é opcional. Neste caso, a página de um jornal falso, criado no Photoshop, que anunciava a morte do jornalista um aparatoso acidente de dirigível foi o suficiente.

A morte de Joe foi confirmada o utilizador destinado a receber a herança (criado há poucos dias, com um nome pouco usual e Popas-Amarelo como imagem de perfil) foi notificado pelo Facebook através de e-mail. No perfil herdado foram-lhe desejadas condolências.

A partir desse momento, o utilizador ‘Greebo’, que herdou a conta, podia escolher a foto de perfil e de capa do aparente falecido, responder a pedidos de amizade, colocar publicações antigas no topo da página ou apagá-la. Por seu lado, o ‘falecido' Joe deixou de poder fazer ‘log in’.

Apesar dos sinais e incoerências que podiam levantar suspeitas, passar o acesso da conta para outro utilizador foi fácil, escreve o jornalista na revista “Death and Taxes”. O Facebook limitou-se a consultar a página de jornal enviada e a averiguar se havia atividade na conta à data indicada como sendo a da morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório