Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Não consegue resistir a certos alimentos? Há uma explicação que pode ajudar

Não consegue resistir aos doces, chocolates e hidratos de carbono? Sente que o seu corpo realmente precisa desses produtos? E não é que o seu corpo tem razão. Há componentes nesses produtos que realmente fazem falta, mas são substituíveis. Conheça quais.

Não consegue resistir a certos alimentos? Há uma explicação que pode ajudar
Notícias ao Minuto

20:18 - 29/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nutrição

Há certos alimentos aos quais não somos capazes de resistir. Parece haver um desejo mais forte do que nós que não nos deixa controlar essa vontade. Mas há explicação para isto?

Segundo a nutricionista Shona Wilkinson os desejos alimentares “indicam que o nosso corpo sente falta de um nutriente ou mineral específico”.

“Em vez de nos rendermos aos desejos, devemos tentar percebê-los, dando ao nosso corpo exatamente aquilo que precisa”, garante ao Daily Mail.

Conheça os desejos alimentares mais comuns:

- Os doces. Há a necessidade de crómio. “Quando ingerimos muito açúcar ou hidratos de carbono, as substâncias atingem a corrente sanguínea rapidamente, o que faz com que haja um desequilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Assim, o corpo vai libertar mais insulina para lidar com o excesso. Depois, os níveis de açúcar descem demasiado, devido à quantidade de insulina que foi libertada, o que faz com que nos apeteça comer chocolates ou algo doce. Ou seja, quantos mais doces comemos, mais queremos comer”, refere a nutricionista

Solução: Ingerir algum crómio para equilibrar os níveis de insulina. Basta comer um bom pequeno-almoço, com proteínas e hidratos de carbono, e comer vegetais durante o dia.

- O chocolate. Demonstra a necessidade de magnésio. “O magnésio não só ajuda o sistema imunitário, prevenindo o aparecimento de inflamações, como auxilia no equilíbrio do sistema nervoso e a gerir a ansiedade”, acrescenta.

Solução: Comer mais vegetais de folha verde escura, espinafres, couve, couves de Bruxelas, nozes, cajus, amêndoas, pinhões, salmão, atum ou sementes de soja. Pode também optar por um iogurte magro e bananas.

- Hidratos de carbono pesados. Tem necessidade de Triptófano. Isto significa que tem falta de pão, massa e batatas. “A vontade de comer hidratos de carbono é um sinal da falta de triptófano, que tem um papel importante nos ciclos de sono e na digestão”. Para além disso, “a falta de seratonina pode deixar-nos em baixo e ansiosos”, indica.

Solução: Peru, ovos, bananas e nozes.

- A Carne. Necessidade de ferro e zinco. “O ferro é muito importante para o nosso sistema imunitário, uma vez que ajuda a transportar o oxigénio pelo organismo. Sem ele ficamos muito cansados”, explica.

Solução: Marisco, lentilhas, espinafres, queijo e pão integral. Mas deve comer carne vermelha pelo menos uma vez por semana.

- Sal. É a falta de sódio. Este ajuda-o a manter o corpo hidratado e a regular a pressão sanguínea.

Solução: Pipocas salgadas, aipo e cenoura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório