Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Mesmo com líder preso, extrema-direita foi a 3ª força mais votada

O partido de extrema-direita Aurora Dourada viu o seu líder e fundador ser detido no ano passado mas não sofreu grande abalo nos resultados eleitorais, conta o Diário de Notícias. Perdeu apenas um assento parlamentar, sendo o terceiro partido mais votado nas eleições do passado domingo.

Mesmo com líder preso, extrema-direita foi a 3ª força mais votada
Notícias ao Minuto

07:31 - 27/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Grécia

Os resultados das eleições na Grécia revelaram que o partido Aurora Dourada – que se define apenas como nacionalista mas que é xenófobo, fascista e neonazi – conseguiu 6,3% dos votos, transformando-o no terceiro partido do espetro político helénico, adianta o Diário de Notícias.

Este resultado significa uma representação parlamentar de 17 deputados, num universo de 300 eleitos. Recorde-se que em 2012, o resultado não ficou muito acima (6,9%), perdendo apenas um lugar no Parlamento, apesar de ter visto o seu líder e fundador ser detido pelas autoridades.

O partido que faz uso de simbologia nazi não parece ter perdido muito eleitorado com a prisão de Nikolaos Michaloliakos, de 58 anos, um sinal de que a extrema-direita soma mesmo “uma grande vitória”, como referiu o seu atual líder quando foram revelados os resultados eleitorais.

O Aurora Dourada defende a expulsão do imigrantes, o reforço da segurança das fronteiras do país através da colocação de minas antipessoal e recusa liminarmente a intervenção da troika.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório