Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Jovem vive há oito anos num 'déjà vu crónico'

O The Telegraph dá a conhecer, esta terça-feira, o caso de um jovem de 23 anos que vive há oito anos num 'déjà vu crónico', que o impede de ter uma vida normal. Os médicos estão perplexos com o caso, que dizem ser provocado por ansiedade.

Jovem vive há oito anos num 'déjà vu crónico'
Notícias ao Minuto

19:22 - 20/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Insólito

O que começou por ser uma ansiedade extrema, que o levava a tomar banho duas a três vezes por dia com medo dos germes, transformou-se num tormento para a vida de um jovem britânico.

Um rapaz de 23 anos vive há oito num bizarro 'déjà vu crónico', que o leva a crer que tudo aquilo por que passa na vida já foi vivido antes. Por causa disso, deixou de ler jornais, de ouvir rádio e de ver televisão. A patologia fez com que tivesse de deixar os estudos.

Segundo conta o The Telegrahh, o rapaz sente-se “preso num vórtex temporal”, que tem deixado os médicos perplexos, uma vez que não sofre de nenhuma das condições neurológicas geralmente associadas a estes casos, como por exemplo a epilepsia.

Os especialistas acreditam que ataques de pânico podem estar na origem do problema, incrementado pelo consumo de LSD – uma substância alucinogénia – e admitem a possibilidade de estar perante o primeiro caso de 'déjà vu persistente' provocado pela ansiedade.

A maioria das pessoas experimenta sentimentos ocasionais de déjà vu, mas não nesta dimensão. Os primeiros episódios na vida deste jovem começaram por durar apenas alguns minutos, mas foram-se prolongando com o tempo.

Para piorar o caso, “a angústia causada pela experiência de déjà vu pode levar a um aumento dos níveis de déjà vu”, disseram os médicos ao The Telegraph.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório