Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sabia que só 2% dos atos terroristas têm mão de islâmicos?

A Europol divulgou um conjunto de dados sobre as incidências terroristas na União Europeia nos últimos cinco anos e os resultados não são aquilo que está à espera. Sabia que apenas 2% de todos os ataques terroristas foram cometidos por grupos ou indivíduos islâmicos? Esta taxa surpreendente tem uma explicação mas sublinhe-se, desde já, que a maior parte dos atos terroristas não têm motivação religiosa.

Notícias ao Minuto

18:40 - 16/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Europol

Ainda é muito recente a ferida aberta pelo fanatismo religioso no centro de França, com o assassinato de 12 pessoas por radicais islâmicos, que leva a uma disseminação rápida de certos níveis de intolerância no que diz respeito ao terrorismo e à sua ligação com a religião.

A Europol divulgou recentemente alguns dados sobre as incidências terroristas na União Europeia nos últimos cinco anos e os resultados são surpreendentes. De acordo com as estatísticas divulgadas, apenas 2% de todos os ataques terroristas foram cometidos por grupos ou indivíduos islâmicos.

O site Metro agrupou estes dados num gráfico que permite uma leitura mais simples de algumas das conclusões da Europol (ver nas imagens acima, legendado em inglês) e, por exemplo, dos 152 atos de terrorismo na União Europeia em 2013, apenas dois foram motivados por religião.

A razão que explica estas taxas tão baixas de terrorismo relacionado com extremismo religioso tem a ver com facto de que a maior parte da atividade terrorista provém de organizações com aspirações étnicas e nacionalistas, cujos atos de terrorismo são, regra geral, caracterizados por poucas ou nenhumas baixas humanas, não adquirindo tanta cobertura por parte da comunicação social.

A mesma publicação da Europol sublinha, ainda, que o objetivo dos terroristas islâmicos, mesmo que poucos, é causar o maior número de mortes possível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório