Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estado Islâmico anuncia detenção de quatro "extremistas"

O Estado Islâmico (EI) anunciou hoje a detenção de quatro elementos "extremistas" acusados de conspirar contra aquele movimento que proclamou um "califado" nos vastos territórios que controla na Síria e no Iraque.

Estado Islâmico anuncia detenção de quatro "extremistas"
Notícias ao Minuto

13:55 - 22/12/14 por Lusa

Mundo Conspiração

Num vídeo divulgado pelo EI em sites 'jihadistas', uma voz masculina afirma que o grupo capturou "uma célula de extremistas religiosos que planeava erguer armas contra o califado".

O vídeo mostra as alegadas confissões dos quatro homens detidos, que afirmam ter conspirado contra o EI, porque o grupo não vê todos os iraquianos e sírios como infiéis.

Nas imagens, um homem, que fala em azeri (língua turcomana falada no Azerbaijão), acusa o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdad, de ser "um infiel uma vez que tira o dinheiro dos infiéis".

O vídeo não fornece informações sobre quando ou onde os homens foram detidos, mas as imagens divulgadas exibem as iniciais da província síria de Raqa (nordeste), o principal bastião do EI naquele país.

A mensagem de vídeo, que não indica qual foi o destino dos quatro homens, termina com uma recitação de um verso do Alcorão que afirma que aqueles que lutam contra deus e contra o profeta Maomé merecem morrer ou ter os braços e as pernas amputados.

O jornal britânico Financial Times noticiou durante o fim de semana que cerca de 100 membros estrangeiros do EI foram executados pelo grupo depois de terem tentado fugir de Raqa.

Os 'jihadistas' do EI, combatentes que se assumem como participantes numa 'guerra santa', iniciaram em junho passado uma grande ofensiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório