Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 26º

Primeiro o chocolate, agora o café. Será um fim próximo?

As alterações climáticas tão frequentes dos dias de hoje vão fazer desaparecer metade da terra que é necessária para a produção do café até 2050. Esta é a convicção de um estudo publicado na Science, que dá conta da possibilidade da bebida mais famosa do mundo poder estar em causa. Será o fim do café?

Primeiro o chocolate, agora o café. Será um fim próximo?
Notícias ao Minuto

19:56 - 20/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Metade da terra necessária para a produção de café pode desaparecer até 2050. O alerta está presente num estudo publicado no site da Science e aponta as alterações climáticas como as principais responsáveis pelo fim iminente do café.

Para esta conclusão, os cientistas fizeram, num primeiro momento, uma avaliação às terras onde são produzidos os dois principais cafés, o ‘Arabica’ e ‘Robusta’. Mais tarde, fizeram, com recurso a algoritmos, uma projeção do clima que se faria sentir em 2050, tentando descobrir os impactos que poderiam ocorrer nas terras por essa altura.

Uma das conclusões é que, em 2050, o impacto das alterações climáticas será tal que metade da terra necessária para produzir café vai desaparecer, sendo, aqui, apontados os exemplos do Brasil e do Vietnam, dois dos locais mais vulneráveis, lê-se na Science.

Quanto ao tipo de café, o ‘Robusta’ assume-se como o mais propício a desaparecer, uma vez que é mais ‘fraco’ quando se encontram em situações de mudança de temperatura.

Uma vez que as plantações de café têm uma esperança média de ‘vida’ de 30 anos, a Science alerta para a importância de começar a ter atenção ao clima que se faz sentir e de procurar formas de adaptação das cultivações a estas alterações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório