Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Hoje é notícia

A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ser hoje apreciada pela UNESCO.

Hoje é notícia
Notícias ao Minuto

06:20 - 27/11/14 por Lusa

Mundo Resumo

Os trabalhos do comité intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) decorreram durante quarta-feira, dia que era apontado como sendo o da decisão, no entanto os trabalhos fecharam inconclusivos e a decisão ficou para quinta-feira.

O cante alentejano é uma das 46 candidaturas, submetidas por vários países, à inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, na reunião que está a decorrer, desde segunda-feira, na capital francesa.

Trata-se da 9.ª sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, a qual decorre até sexta-feira.

O reinício dos trabalhos desta reunião ficou agendado para as 09:30 de hoje, hora francesa (08:30 em Portugal continental).

O Presidente da República termina hoje uma visita oficial de dois dias aos Emirados Árabes Unidos, num dia em que os contactos empresariais em Abu Dhabi e no Dubai estarão em destaque.

A agenda do segundo e último dia da visita do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, começa pela manhã ainda em Abu Dhabi, com um pequeno-almoço de trabalho com investidores de fundos soberanos dos Emirados Árabes Unidos, empresários portugueses e dos Emirados.

Depois do pequeno-almoço, a comitiva presidencial partirá para o Dubai, onde Cavaco Silva irá almoçar com investidores e grandes empresários daquele Emirado e com responsáveis da Expo 2020.

À tarde, o Presidente da República irá visitar a Torre Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, seguindo depois para um encontro com o vice-presidente, primeiro-ministro e ministro da Defesa dos Emirados Árabes Unidos e Emir do Dubai, xeque Mohammed bin Rachid Al Maktoum.

Um encontro ao final da tarde com a comunidade portuguesa marcará o final do programa da viagem de dois dias de Cavaco Silva a Abu Dhabi e ao Dubai, naquela que foi a primeira visita de um chefe de Estado português aos Emirados Árabes Unidos.

O regresso do chefe de Estado a Portugal está marcado para sexta-feira de manhã, estando a chegada a Lisboa prevista para as 12:00.

DESPORTO

O Estoril-Praia recebe o PSV Eindhoven, obrigado a vencer a equipa holandesa na quinta e penúltima jornada do grupo E da Liga Europa de futebol para se manter na corrida à fase seguinte da prova.

O Estoril-Praia, que perdeu por 1-0 em Eindhoven, ocupa o terceiro lugar do grupo, com três pontos, menos quatro do que os holandeses, e apenas se apura se vencer hoje e na última ronda, perante o Panathinaikos, necessitando ainda de um deslize do PSV frente ao já apurado Dínamo de Moscovo.

O Rio Ave, a outra equipa portuguesa presente na competição, desloca-se ao estádio do Dínamo de Kiev, mas o encontro com os ucranianos, referente ao agrupamento J, serve apenas para cumprir calendário, uma vez que os vila-condenses já estão matematicamente afastados dos 16 avos de final.

LUSOFONIA E MUNDO

Os eurodeputados votam hoje uma resolução, não vinculativa, para o reconhecimento do Estado palestiniano.

Em anteriores resoluções, o Parlamento Europeu defendeu que "o direito inalienável dos palestinianos à autodeterminação e a terem o seu próprio Estado é inquestionável, como o é o direito de Israel a existir dentro de fronteiras seguras".

Os eurodeputados manifestaram o seu apoio à solução "dois Estados", com base nas fronteiras de 1967, com Jerusalém capital de ambos os Estados, com o Estado de Israel e um Estado da Palestina independente e democrático.

O líder da Renamo prossegue hoje na província de Manica, no centro de Moçambique uma série de encontros com a população para explicar as exigências do seu partido, designadamente a formação de um governo de gestão face a uma alegada fraude eleitoral nas eleições nacionais de outubro passado.

Afonso Dhlakama, que ficará até sexta-feira em Manica, esteve em Sofala entre terça-feira e a quarta-feira, e tem agendada uma deslocação a Tete entre sábado e domingo.

De acordo com os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique, no poder) ganhou as eleições gerais de 15 de outubro com uma maioria absoluta de 55,97% no parlamento, e o seu candidato, Filipe Nyusi, venceu as presidenciais com 57,03 por cento.

Os resultados das eleições de 15 de outubro ainda terão de ser validados pelo Conselho Constitucional moçambicano, que recebeu no dia 07 de novembro um pedido de anulação das eleições da Renamo.

A primeira edição da Feira Internacional das Pescas e da Aquicultura abre hoje as portas em Luanda, com a presença de mais de meia centena de empresas nacionais e estrangeiras, entre as quais portuguesas.

O certame, organizado pelo Ministério das Pescas e pela Feira Internacional de Luanda, tem como lema a ‘Pesca e Aquicultura de Angola -- Maré de Oportunidades num Setor em Desenvolvimento’.

A recuperação dos recursos, a melhoria das infraestruturas de apoio às pescas, o desenvolvimento da indústria de processamento e transformação do pescado e do sal são os objetivos do Governo angolano para o setor. Ainda o desenvolvimento da aquicultura e a formação de quadros especializados, de forma a tornar a atividade pesqueira cada vez mais efetiva nos seus resultados.

A feira, que se prolonga até domingo, visa contribuir para o relançamento económico dos operadores angolanos.

PAÍS

Os Produtores de Alvarinho de Monção e Melgaço, Alto Minho, vão decidir hoje em Assembleia Geral se continuam ou não a negociar o alargamento da produção daquele vinho a todos os concelhos da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

A Associação de Produtores de Alvarinho (APA) representa os produtores dos dois municípios do distrito de Viana do Castelo que, desde 1908, detêm e pretendem manter a exclusividade de produção do vinho Alvarinho.

A assembleia-geral surge na sequência da primeira reunião do grupo de trabalho constituído pelo Governo e liderado pela CVRVV, defensora do alargamento da produção a todos os concelhos que a integram, para alcançar um acordo entre todos os produtores.

A APA representa 60% dos agentes económicos daquela sub-região demarcada centenária, que, no seu todo corresponde a 80% do volume de negócios desta atividade, estimada em cerca de 25 milhões de euros. Anualmente são produzidos seis milhões de quilogramas daquela uva. A seleção "das melhores" dá origem a mais de 1,5 milhões de garrafas de vinho alvarinho.

SOCIEDADE

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica vão concentrar-se hoje, junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para exigir a marcação de uma reunião para negociarem a revisão da carreira.

Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) admite recorrer novamente à greve, caso o Ministério da Saúde não retome as negociações.

Os profissionais de diagnóstico e terapêutica estiverem em greve nos dias 31 de outubro e 03 de novembro e alegam que a expressão "demolidora" da paralisação levou o Ministério e os grupos parlamentares do PSD e CDS a indicarem que, até ao fim deste mês, seriam retomadas as negociações.

O Banco Alimentar contra a Fome inicia hoje mais uma campanha "online" de recolha de alimentos, numa altura em que os pedidos de ajuda continuam a aumentar, disse à Lusa a presidente da instituição, Isabel Jonet.

A campanha, que decorre em www.alimentestaideia.net, permite a participação de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes.

Esta campanha antecede a tradicional campanha de recolha de alimentos nos supermercados, a realizar no próximo fim de semana, em 1995 estabelecimentos comerciais de todo o país, e a campanha ‘Ajuda Vale’, que vai terminar a 07 de dezembro,

Em dezembro do ano passado, a campanha "online" do Banco Alimentar Contra a Fome angariou quase 100 toneladas de alimentos, no valor de 112.700 euros.

A jurista e professora Susana Machado, vencedora da edição de 2014 do prémio ‘Consciência e Liberdade’, pelo trabalho sobre o direito dos trabalhadores a fazerem pausas por motivos religiosos, recebe hoje o galardão, durante a III Conferência Consciência e Liberdade, na Universidade Lusófona, em Lisboa.

O prémio, que tem como objetivo promover a investigação científica e incentivar a divulgação de assuntos relacionados com a liberdade religiosa", foi instituído pela secção portuguesa da Associação Internacional para a Defesa de Liberdade Religiosa (AIDLR), em parceria com área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.

Susana Catarina Sousa Machado, jurista e professora do Instituto Politécnico do Porto, é especialista em direito do trabalho e apresentou uma análise sobre a acomodação e a conflitualidade nas relações laborais quando está em causa o exercício da liberdade religiosa dos trabalhadores.

A conferência tem como tema ‘A Liberdade Religiosa na Atualidade, Oportunidades em Portugal, Desafios no Mundo’, e conta com intervenções de Fernando Negrão, deputado e presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República, e Ganoune Diop, secretário-geral adjunto e representante nas Nações Unidas da International Religious Liberty Association (IRLA).

A longa-metragem de Edgar Pêra ‘Virados do avesso’ chega hoje às salas de cinema e marca a estreia do realizador na comédia, depois de mais de três dezenas de filmes, em cerca de 30 anos de carreira.

‘Virados do avesso’ é uma comédia de situação, feita com um orçamento de cerca de 600 mil euros, rodada em Portugal, durante três semanas. Conta com as interpretações de Diogo Morgado e Jorge Corrula, secundados por Nicolau Breyner, Nuno Melo, Rui Unas, Diana Monteiro, Marina Albuquerque e Anselmo Ralph.

Morgado e Corrula formam o casal homossexual que protagoniza a ação. Um dia, um deles acorda com amnésia, acabando por se revelar um heterossexual, solteiro e folião, criando assim as "situações de comédia" de que o filme se alimenta.

Edgar Pêra, que a agência Curtas-Metragens enquadra como "iconoclasta para uns e cine-poeta-provocador, para outros", soma mais de três dezenas de filmes, entre documentários e ficções, curtas e longas-metragens, e conta com diversos prémios, como o Pasolini de carreira, atribuído em Paris, em 2006.

Entre as suas últimas obras contam-se ‘O Barão’ e ‘Rio Turvo’, sobre Branquinho da Fonseca, e ‘Cinesapiens’, segmento de ‘3X3D’, feito com Jean-Luc Godard e Peter Greenaway, que encerrou a Semana da Crítica do Festival de Cannes deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório