Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Moda do sushi e sashimis ameaça várias espécies marinhas

A moda japonesa de comer peixe cru chegou a Portugal e são hoje várias as pessoas que já não dispensam a especialidade. Porém, a procura pelos peixes que servem de ementa aos comensais ameaça várias espécies marinhas. De acordo com uma notícia publicada pela Globo, o baiacu da China e os atum-rabilho estão ameaçados.

Moda do sushi e sashimis ameaça várias espécies marinhas
Notícias ao Minuto

22:47 - 17/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Relatório

O sushi é uma moda predominante no Japão mas, à escala global, há hoje vários restaurantes que oferecem estes pratos que têm por base peixe cru. Porém, se sabe bem aos olhos e ao estômago, o incremento de consumo de peixe relacionado com esta indústria está a fazer mal ao ambiente.

Por exemplo, o baiacu da China, uma espécie apreciada no Japão, está na lista vermelha de espécies ameaçadas, e a sobrepesca atingiu um nível tão elevado que a população deste peixe decresceu 99,99% nos últimos 40 anos.

Também o atum-rabilho do Pacíficico, usado em sushis e sashimis, passou a figurar na categoria de “vulnerável à extinção”. Segundo explica o site Globo, a indústria pesqueira, predominantemente a asiática, captura estes peixes em idade precoce, mesmo antes de se reproduzirem, estimando-se que durante as duas últimas décadas a população de atuns-rabilhos tenha sido cortada em 33%.

Na Ásia, por exemplo, a criação de enguias esgotou-se, mesmo em cativeiro, sendo hoje abastecida por enguias americanas.

Para ter uma noção, a Lista Vermelha cresce todos os anos. Em 2013, havia pouco mais de 21 mil espécies ameaçadas. Hoje segundo os dados que servem de base a estes estudos, produzidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, são mais de 22 mil. Mas em 2004, por exemplo, eram apenas 15 mil e, oito anos antes, em 1996, apenas 10 mil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório