Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Chinês suspeito de corrupção tinha em casa 25 milhões de euros

Procuradores chineses apreenderam mais de 200 milhões de yuans (cerca de 25 milhões de euros) em dinheiro em casa de um alto funcionário suspeito de corrupção, anunciou hoje a imprensa oficial.

Chinês suspeito de corrupção tinha em casa 25 milhões de euros
Notícias ao Minuto

10:18 - 31/10/14 por Lusa

Mundo Imprensa

Foi a maior apreensão do género desde a fundação da Republica Popular da China, há 65 anos, e ocorreu na casa de Wei Pengyuan, vice-diretor de um departamento da Administração Nacional de Energia, disse um responsável da Procuradoria-geral Popular citado pela agência noticiosa Xinhua.

Aquele serviço é tutelado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o principal organismo de planeamento económico da China e um dos mais atingidos pela campanha anticorrupção em curso no país.

Onze funcionários da Comissão, entre os quais um antigo vice-diretor, Liu Tienan, que tinha um estatuto equivalente a vice-ministro, foram já punidos.

O combate à corrupção é encarado pela atual liderança chinesa como uma "luta de vida ou de morte" para restaurar a credibilidade do Partido Comunista e assegurar a sua permanência no poder.

Nos primeiros nove meses deste ano, cerca de 13.400 funcionários foram punidos por corrupção, disse também a Xinhua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório