Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cerca de 200 milhões de latino-americanos em risco de cair na pobreza

Os países da América Latina conseguiram reduzir os níveis de pobreza entre 2002 e 2012, mas a vulnerabilidade persiste, ameaçando 200 milhões de pessoas, disse hoje a administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Helen Clark.

Cerca de 200 milhões de latino-americanos em risco de cair na pobreza
Notícias ao Minuto

07:08 - 31/10/14 por Lusa

Mundo ONU

"Não há dúvida que a América Latina fez progressos impressionantes na redução da pobreza na última década", afirmou Clark, durante a inauguração do VII Fórum Ministerial para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe, na capital mexicana, onde estiveram representantes de 32 países.

A representante da ONU lembrou que os países conseguiram reduzir o número de pessoas com rendimentos inferiores a quatro dólares por dia de 42% para 25%, enquanto que a classe média cresceu de 21% para 34%.

No entanto, alertou que, ainda assim, atualmente cerca de 200 milhões de pessoas, 37% da população, é considerada vulnerável, "o que quer dizer que correm o risco de cair na pobreza".

"A pobreza é multidimensional e não se deve medir somente com o nível de salário, mas também pelo estado de saúde, o acesso à educação, emprego, participação social e segurança", afirmou Clark.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório