Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Pró-ocidentais e nacionalistas vencem em sondagem

Os partidos pró-ocidentais e nacionalistas obtiveram uma vitória esmagadora nas eleições legislativas ucranianas, que foram boicotadas pelos rebeldes pró-russos do leste separatista, segundo uma sondagem realizada à boca das urnas.

Pró-ocidentais e nacionalistas vencem em sondagem
Notícias ao Minuto

18:36 - 26/10/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

O Bloco Petro Poroshenko, do presidente ucraniano, e o partido Frente Popular, do primeiro-ministro Arseni Iatseniuk, conquistaram 23 e 21 por cento dos votos, respectivamente, enquanto o partido da oposição, ligado ao presidente deposto Viktor Yanukovich, apoiado pelos russos, conseguiu oito por cento.

Pela primeira vez desde a era soviética, o escrutínio deixa o Partido Comunista fora do parlamento, já que este não conseguiu atingir o patamar dos cinco por cento, revelam duas sondagens.

O Samopomich (Selfhelp) de Andri Sadovi, presidente da câmara de Lviv, uma cidade considerada como um bastião das paixões nacionalistas, ficou em terceiro lugar, com quase 14 por cento dos votos, ultrapassando o Partido da Oposição de Yanukovich.

O Partido Radical, do imprevisível nacionalista Oleg Lyashko ficou num desapontante quinto lugar, reunindo apenas seis por cento das preferências dos eleitores.

O populista Lyashko, que fez da forquilha uma imagem de marca da sua campanha, concorreu pela terceira vez e reclamava o lugar de primeiro-ministro.

A formação nacionalista Batkivchtchin (Pátria) da ex-primeira-ministra Julia Timoshenko, acusada de corrupção, granjeou a entrada no parlamento com uns modestos seis por cento, ficando ligeiramente à frente do partido da extrema-direita Svobodo (Liberdade).

Metade dos 450 deputados do parlamento ucraniano são eleitos por um sistema de representação proporcional no qual os eleitores votam numa lista de partidos, cujos resultados são divulgados nestas sondagens.

A outra metade dos legisladores será escolhida em circunscrições eleitorais, sendo os resultados conhecidos nos próximos dias.

[Notícia atualizada às 19h11]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório