Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Líder talibã e médico da al-Qaeda na lista de terroristas

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou hoje a inclusão na sua lista de terroristas de Khan Said, líder do grupo Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP) e Ramzi Mawafi, conhecido por ter sido o médico do primeiro líder da al-Qaeda.

Líder talibã e médico da al-Qaeda na lista de terroristas
Notícias ao Minuto

21:01 - 21/10/14 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Esta designação implica a proibição a estadunidenses de realizarem transações com Said ou Mawafi e a congelação de todos os bens e ativos que estes possam ter nos EUA.

Segundo o Departamento de Estado, Khan Said tornou-se o número dois do grupo talibã, após a morte de Wali Ur Rehman, em maio de 2013 e tem tido "experiência de combate no Afeganistão".

As autoridades estadunidenses creem que Said estava relacionado com os ataques a uma base naval em Karachi (Paquistão) e com a planificação da fuga em massa de 400 reclusos de uma prisão da cidade paquistanesa de Bannu em 2012.

O TTP é uma organização de diferentes tribos, criada em 2007, e que nos últimos meses atravessou lutas internas pelo poder do grupo, o que provocou uma cisão na organização.

Atualmente, Said lidera a fação de Mehsud, que se separou do grupo matriz em maio passado.

Antes da separação, Said emitiu um comunicado público em que declarou "o seu compromisso contínuo com a atividade terrorista", recorda o Departamento.

Em relação ao egípcio Ramzi Mawafi, o Departamento de estado refere-o como um membro veterano da al-Qaeda, conhecido por ter sido médico do fundador da rede terrorista, Osama Bin Laden, que foi morto em 2011 no seu refúgio no Paquistão, numa operação levada a cabo pelos Estados Unidos.

Mawafi, que também trabalhou como perito de explosivos para a al-Qaeda, escapou de uma prisão no Egipto em 2011 e "crê-se que está na península de Sinaí, coordenando os grupos de militantes e ajudando a conseguir dinheiro e armas para apoiar a violência extremista".

De acordo com a Ordem Executiva 13224, o Departamento de Estado inclui na lista os terroristas e todos aqueles que apoiam e ameaçam de terrorismo, servindo como ferramenta para intercetar os seus bens e impedir o financiamento dessas atividades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório