Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ex-magnata diz estar preparado para liderar a Rússia

O ex-magnata do petróleo russo Mikhail Khodorkovsky, que esteve uma década detido e é opositor de Kremlin, manifestou-se preparado para liderar a Rússia em tempos de crise, revelou no sábado o jornal Le Monde.

Ex-magnata diz estar preparado para liderar a Rússia
Notícias ao Minuto

06:18 - 21/09/14 por Lusa

Mundo Oposição

Mikhail Khodorkovsky, 51 anos, manifestou esta ambição política numa cerimónia no sábado em Paris, onde apresentou a plataforma online "Open Russia", para reunir personalidades russas pró-Europa que aceitem desafiar o poder do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"Não estou interessado na ideia de ser presidente da Rússia numa altura em que o país esteja a desenvolver-se normalmente. Mas se for necessário ultrapassar esta crise e fazer uma reforma constitucional - para redistribuir os poderes presidenciais - então eu estarei preparado para fazer a minha parte", disse.

Segundo o jornal francês Le Monde, é a primeira vez que Khodorkovsky assume abertamente aquela ambição política.

O magnata foi libertado no final de 2013 e obteve um visto de residência na Suíça, depois de ter estado dez anos detido, acusado de fraude e peculato, o que foi interpretado como um esforço de Vladimir Putin para silenciar um opositor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório