Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Líder catalão garante que consulta não será convocada hoje

O coordenador-geral da Convergência Democrática de Cataluña (CDC), partido no Governo regional catalão, afirmou hoje que a consulta independentista de 9 de novembro não será convocada hoje, apesar da aprovação da nova Lei de Consultas.

Líder catalão garante que consulta não será convocada hoje
Notícias ao Minuto

10:10 - 19/09/14 por Lusa

Mundo Lei

Josep Rull falava à rádio RNE horas antes de o parlamento regional aprovar a Lei de Consultas, o instrumento jurídico com base no qual o Governo regional pretende convocar a consulta sobre independência.

Segundo o dirigente, o decreto de convocatória da consulta só será assinado pelo presidente do Governo regional, Artur Mas, depois da lei hoje aprovada entrar em vigor, algo que ocorre com a sua publicação no diário oficial.

"Hoje vai-se aprovar a lei, depois será publicada e é nesse momento da publicação que entra em vigor e, como tal, o presidente pode assinar o decreto de convocatória", afirmou o líder da CDC, partido da coligação CiU, que governa na região.

Inicialmente, antecipava-se que, imediatamente depois da aprovação da lei, o presidente do Governo catalão, Artur Mas, assinaria o decreto que formaliza a convocatória da consulta soberanista.

Uma possibilidade que levou mesmo o Governo espanhol, em Madrid, a preparar-se para a possibilidade de um Conselho de Ministros extraordinários, no sábado, para definir a posição face às esperadas decisões da Catalunha incluindo, entre outras questões, um recurso contra a consulta para levar ao Tribunal Constitucional.

Independentemente de quando seja convocada a consulta Rull garante que o processo de consulta à vontade dos catalães é algo que não vai parar.

"Se há catalães que querem permanecer em Espanha ou catalães que querem criar uma coisa nova, uma coisa diferente, temos que saber a opinião das pessoas. Impedir de votar é inaudito", disse.

"Isto não vai parar. De um modo ou de outro os catalães vamos votar", disse.

Rull disse que o referendo de quinta-feira na Escócia demonstra que "se podem ultrapassar estes desafios quando uma nação quer expressar a sua opinião".

"Ontem ganhou a CiU, ganhou a Catalunha mas sobretudo ganhou a democracia", disse, afirmando que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, "não teve medo de permitir que os escoceses votassem".

O debate de hoje no plenário catalão - que se centra na proposta de lei de "consultas populares não referendárias e de participação cidadã" - começa às 16:30 locais (15:30 em Lisboa).

Segundo um comunicado do parlamento catalão, o texto "deve servir para que o presidente da Generalitat (governo regional) convoque a consulta de 09 de novembro" que terá duas partes: "quer que a Catalunha se converta num Estado?" e, em caso afirmativo, "quer que este Estado seja independente?".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório