Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Israel quer 400 hectares de terras na Cisjordânia

Israel pretende apropriar-se de 400 hectares de terras situadas na Cisjordânia ocupada, no setor de Belém, indicou hoje fonte do exército israelita.

Israel quer 400 hectares de terras na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

11:00 - 31/08/14 por Lusa

Mundo Exército

As autoridades israelitas anunciaram hoje o lançamento da ofensiva, argumentando que estes 400 hectares próximos da colónia de Gva'ot pertencem ao Estado de Israel, noticia a agência France Presse.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou na sexta-feira ter aceitado pôr fim às hostilidades na Faixa de Gaza para salvaguardar recursos perante outras potenciais ameaças regionais.

Depois de várias tréguas unilaterais ou bilaterais, os dois campos acabaram por se entender na terça-feira sobre um cessar-fogo ilimitado, pondo fim a 50 dias de operação militar israelita "Margem Protetora", que causou 2.143 mortos palestinianos e 71 israelitas.

Benjamin Netanyahu pediu ao presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, com o qual afirmou manter "contactos regulares", para escolher entre as negociações de paz com Israel ou o movimento de resistência palestiniano Hamas.

O Hamas controla a Faixa de Gaza e a Autoridade Palestiniana governa a Cisjordânia. No início de junho, Abbas formou um governo de união com o Hamas.

Novas conversações entre israelitas e palestinianos estão previstas no prazo de um mês.

Depois da reconciliação, em abril, com a Organização de Libertação da Palestina (OLP), dominada pela Fatah de Mahmud Abbas, o Hamas regressou ao primeiro plano da política palestiniana, desencadeando a cólera de Israel que recusa reconhecer a legitimidade do governo de união palestiniano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório