Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Diagnosticado com "homossexualidade crónica"

Matthew More decidiu fazer exames médicos de rotina. Mas quando viu a sua ficha constatou que esta tinha uma informação de cariz pouco... clínico: a sua médica estava a tratá-lo para um problema que dizia ser "crónico": "comportamentos homossexuais".

Diagnosticado com "homossexualidade crónica"
Notícias ao Minuto

12:56 - 19/08/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Casos

O caso aconteceu nos Estados Unidos e está a dar que falar. Conta o Washington Post que Matthew Moore, um homem de 46 anos, foi ao médico para fazer exames de rotina. E ficou surpreendido quando reparou no que estava listado na sua ficha, por baixo de problemas crónicos: “comportamentos homossexuais”.

Os exames apontaram também para uma pequena insuficiência de vitamina B-12, pressão arterial alta e um nível de colesterol elevado. Mas foi o ‘diagnóstico’ da médica, Elaine Jones, que o deixou mais chocado, levando mesmo a um processo judicial, que já deu entrada num tribunal de Los Angeles.

À NBC, Matthew confessou-se chocado: “fiquei de queixo caído. De início, ainda me ri”, contou. Mas à medida que pensou no assunto foi ficando mais revoltado com a situação. Quando questionou a médica, esta respondeu-lhe que a homossexualidade ainda é uma doença para a comunidade médica, pese embora o consenso não ser esse.

A homossexualidade chegou a ser classificada como um distúrbio de personalidade, na primeira edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, conta o Washington Post. Mas atualmente há vários anos que já não faz parte desta lista que serve de referência para a comunidade médica.

A situação aconteceu em 2013. Mas só em maio é que Matthew Moore teve finalmente acesso a todo o seu processo médico. A médica, Elaine Jones, terá agora de responder em tribunal, acusada pelo seu paciente de danos emocionais. Não sabemos o que terá receitado a Matthew para 'curar' o que lhe diagnosticou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório