Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Países que comem mais chocolate têm mais prémios Nobel, e depois?

Uma investigadora alertou, durante o III Encontro Internacional de Reitores Rio 2014, para o facto de se realizarem cada vez mais estudos disparatados e nos quais muitos se baseiam para tomar decisões de políticas públicas, noticia o Diário Económico, conluindo que "os países que comem mais chocolate têm mais prémios Nobel".

Países que comem mais chocolate têm mais prémios Nobel, e depois?
Notícias ao Minuto

11:57 - 31/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

“Os países que comem mais chocolate têm maior número de prémios nobel”. Esta foi uma das conclusões da investigadora Helena Nazaré no III Encontro Internacional de Reitores Rio 2014.

Uma conclusão que lhe parece absurda? Pois, era esse mesmo esse o objetivo. A investigadora pretendia mostrar que é possível fazer estudos sobre as mais variadas correlações e que muitos estudos podem acabar por ter conclusões despropositadas e fragilizar a maioria dos rankings internacionais das universidades.

A investigadora quis mostrar que muitos estudos são manipulados e que o problema é que há quem se baseia nesses mesmos estudos para “influenciar políticas públicas e até determinar associações e fusões entre universidades”.

Como exemplo, referiu o facto de na Rússia se premiarem instituições que entrem no ranking das melhores e de na Índia só se realizarem parcerias com escolas que configurem em rankings. Relembrou também que as diferenças de investimento influenciam posteriormente o valor que um aluno tem no mercado, sendo por exemplo, que nos Estados Unidos, um aluno de uma universidade do Norte vale mais do que um do Sul, onde o investimento é muito menor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório