Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Abate de palanca por caçador furtivo preocupa autoridades

As autoridades de Malange estão preocupadas com o abate duma palanca em idade de reprodução por um caçador furtivo, no parque nacional de Cangandala, situação que levou o governador da província a visitar aquela área protegida angolana.

Abate de palanca por caçador furtivo preocupa autoridades
Notícias ao Minuto

11:33 - 23/07/14 por Lusa

Mundo Angola

A palanca negra gigante é um antílope raro, que existe apenas em Angola, sendo por isso um símbolo nacional ao mesmo tempo que enfrenta risco de desaparecimento.

A 12 de julho, uma fêmea de aproximadamente dois anos, da espécie castanha e em idade de reprodução, foi abatida por um caçador furtivo, entretanto detido pelas autoridades.

O caso levou o governador da província de Malange, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", a visitar esta semana o parque nacional de Cangandala, para verificar, de acordo com a agência angolana de notícias Angop, o funcionamento dos serviços de fiscalização e para garantir a estabilidade, prevenção e proteção da palanca negra gigante.

A visita foi igualmente acompanhada pelo Diretor Nacional da Biodiversidade do Ministério do Ambiente, Joaquim Manuel, que apontou o processo de vedação total do parque e a abertura de estradas de terra batida no interior do área protegida.

Segundo Joaquim Manuel, as obras vão melhorar significativamente o processo de fiscalização, realçando que está em perspetiva a construção de cinco postos fixos para fiscais e o reforço dos meios materiais para melhor fiscalização no período noturno.

O parque conta com 18 fiscais, número tido como insuficiente para a cobertura dos 630 quilómetros quadrados de extensão daquela reserva.

O parque nacional de Cangandala foi criado na era colonial, em 1963, e é o habitat natural da palanca negra gigante e outras espécies animais, entre as quais também a palanca castanha.

Devido ao conflito armado que Angola registou durante mais de três décadas, a palanca negra gigante esteve quase em extinção, mas em 2006 estudos realizados pela Universidade Católica de Angola confirmaram a sua presença naquele parque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório