Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Há pais de meninas raptadas pelo Boko Haram que já morreram

Cerca de uma dezena de pais das mais de 200 jovens nigerianas raptadas pelo grupo Boko Haram nunca mais voltarão a ver as suas filhas, noticia a Associated Press.

Há pais de meninas raptadas pelo Boko Haram que já morreram
Notícias ao Minuto

19:20 - 22/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nigéria

Desde que as cerca de 200 jovens nigerianas foram levadas pelos grupo islâmico de Boko Haram, há três meses atrás, pelo menos 11 pais já morreram na sua terra natal, Chibok.

Sete pais foram vítimas de um ataque à cidade vizinha de Kautakari este mês, tendo sido transportados, juntamente com outros 51 corpos, para o hospital de Chibok.

Outros quatro morreram vítimas de paragens cardíacas, pressão alta e por outros traumas relacionados com o rapto.

“O pai de duas das meninas raptadas entrou numa espécie de coma e repetia todos os dias o nome das filhas até que a vida o levou”, conta Pogu Bitrus, o líder da comunidade.

Desde o rapto que as localidades próximas de Chibok têm sido alvo de diversos ataques. Os seus habitantes têm optado, por isso, por migrar para a cidade, que se encontra agora sobrelotada e a lutar por recursos. Vive-se uma grave crise económica, onde há cada vez mais escassez de comida.

Os habitantes de Chibok sentem-se completamente abandonados e já apelaram às Nações Unidas que enviassem tropas para os proteger.

Entretanto o presidente de Chibok, Goodluck Jonathan, reuniu-se esta semana com os habitantes da cidade, após meses de pedidos, e garante que tudo está a fazer para garantir que as raparigas sejam libertadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório