Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Clínicas de plantas apoiam 700 produtores de Moçambique

Cerca de 700 pequenos agricultores dos distritos de Vanduzi e Manica, no centro de Moçambique, estão a beneficiar de cinco clínicas de plantas, para reduzir as perdas agrícolas por problemas fitossanitários.

Clínicas de plantas apoiam 700 produtores de Moçambique
Notícias ao Minuto

13:48 - 12/07/14 por Lusa

Mundo Iniciativa

As clínicas, a maioria a funcionar de forma móvel e com consultas grátis, conferem capacidades de diagnóstico e tratamento das doenças e das pragas que afetam as culturas das machambas (quintas) dos camponeses.

Trata-se de "um projeto inovador que vai ajudar o camponês a lidar com as doenças e pragas, o que vai resolver um sério problema de perdas agrícolas", disse Antónia Vaz, chefe da repartição de Proteção de Plantas, na Direção Nacional de Desenvolvimento Rural, ligado ao Ministério da Agricultura.

Estima-se que 40%o da produção mundial se perca devido a pragas e doenças de plantas, descritas como uma das maiores ameaças globais à segurança alimentar.

Com as clínicas, Moçambique passa a integrar os 24 países a implementar a iniciativa, sendo o primeiro nos países de língua Portuguesa e o segundo na África Austral.

"Todo o tipo de plantas, incluindo de ornamentação, que são hospedeiras alternativas das doenças, pode ser levada às Clínicas de Plantas, que tem um papel importante de controlo das pragas agrícolas", explicou Antónia Vaz.

O projeto, inserido no Programa Nacional de Extensão Agrária, do Ministério da Agricultura, com apoio do Centro Internacional para a Biociência Agrícola (CABI), através da Plantwise, já conta com outras cinco clínicas modelos no distrito da Moamba (Maputo, sul).

Elsinia Cossa, da Direção Nacional de Extensão Agrária, disse que as clínicas vão ter recursos e ferramentas para dotar os produtores de técnicas para o maneio de pragas, incluindo o diagnóstico, métodos de controlo, prevenção e proteção das culturas agrícolas.

A diretora provincial de Agricultura de Manica, Sónia Nhamaumbo, disse que, para o sucesso da iniciativa, os camponeses devem explorar as clínicas para controlarem melhor as doenças e pragas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório