Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Afeganistão atrasa anúncio de resultados das presidenciais

A Comissão Eleitoral Independente do Afeganistão adiou para o próximo sábado o anúncio dos resultados preliminares das eleições de presidenciais, realizadas dia 05, informou hoje a imprensa local.

Afeganistão atrasa anúncio de resultados das presidenciais
Notícias ao Minuto

07:37 - 23/04/14 por Lusa

Mundo Eleições

O anúncio dos resultados preliminares deveria ser feito esta quinta-feira, contudo, nesse dia vai ser levada a cabo uma recontagem parcial, de acordo com um comunicado da entidade citado pela agência AIP.

"A comissão é responsável diante do eleitorado afegão e está comprometida com a proteção dos seus votos e com o apuramento dos resultados com a maior integridade", afirmou o presidente da Comissão Eleitoral Independente, Ziaulhaq Amarkhil, na mesma nota, reproduzida pela Efe.

No domingo, o organismo eleitoral anunciou resultados parciais, quando estavam contabilizados quase metade dos votos.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Abdullah Abdullah estava à frente, com 44,4% dos votos, seguido do seu rival Ashraf Gani, com 33,2%. Zalmai Rasul era o terceiro candidato mais votado, com 10,3% dos votos, segundo dados citados pela Efe.

A manterem-se estes resultados, realizar-se-á uma segunda volta até ao final de maio, com os dois candidatos mais votados -- Abdullah e Gani --, dado que nenhum conquistou mais de 50% dos votos.

O vencedor vai suceder a Hamid Karzai, no cargo há mais de 12 anos, depois de ter ganhado as anteriores eleições presidenciais de 2004 e 2009, impedido de concorrer a um terceiro mandato pela Constituição.

A forma como se desenrolou o processo eleitoral no Afeganistão, onde a taxa de participação terá rondado os 60%, apesar das ameaças de atentados por parte dos talibãs, foi elogiada pela comunidade internacional, designadamente pela ONU e Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório