Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Hollande diz ter "elementos" sobre uso de armas químicas na Síria

O Presidente da França, François Hollande, assegurou hoje ter "elementos", mas não provas, sobre o uso recente de armas químicas por parte do regime de Bashar al Asad, na Síria.

Hollande diz ter "elementos" sobre uso de armas químicas na Síria
Notícias ao Minuto

11:34 - 20/04/14 por Lusa

Mundo França

"Temos certos elementos, mas não provas, pelo que não posso especificar", disse o chefe de Estado à imprensa depois de ter recebido no aeroporto militar de Villacoublay, nos arredores de Paris, os quatro jornalistas franceses que estiveram 10 meses em cativeiro na Síria.

O ministro francês dos Negócios Externos, Laurent Fabius, seguiu também a mesma linha, assegurando que existem novas "indicações, ainda por verificar, segundo as quais teria havido ataques químicos recentemente".

Esses ataques, acrescentou o chefe da diplomacia gaulesa à rádio 'Europe 1', terão tido lugar no noroeste do país, perto do Líbano, e terão sido "muito menos importantes" que os de agosto do ano passado, embora tenham também feito vítimas mortais.

Segundo o acordo firmado entre a Rússia e os Estados Unidos em setembro do ano passado para a entrega e desmantelamento do arsenal químico, a Síria comprometeu-se a destruir as suas reservas de armas químicas até 30 de junho.

O Governo e a oposição da Síria trocaram a 12 de abril acusações sobre um suposto ataque químico na localidade de Kafr Zita, na província central de Hama, e cada uma das partes acusou a outra de ter usado gases tóxicos, que provocaram pelo menos dois mortos e mais de uma centena de feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório