Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Fumar com crianças no carro pode passar a crime

No Reino Unido, fumar dentro dos carros na presença de crianças, poderá passar a ser punido como crime. A proposta vai ser discutida e votada esta quarta-feira.

Fumar com crianças no carro pode passar a crime
Notícias ao Minuto

13:41 - 29/01/14 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Vai hoje a votos a lei de proibição de fumar em carros na presença de crianças, no Reino Unido. A secretária da Saúde do país, Andy Burnham, defende que os britânicos deveriam seguir o exemplo da Austrália, Canadá e vários estados norte-americanos.

“Quando está em causa a saúde das nossas crianças, deveríamos estar dispostos a adotar qualquer medida que faça a diferença”, defende à Sky News, considerando que os adultos deveriam ser responsáveis pela segurança das crianças, uma vez que estas não têm autonomia para escolher aquilo que é melhor para elas.

“Existem exemplos de que não fumar dentro do carro, na companhia das crianças, pode prevenir danos na sua saúde e é uma medida apoiada pro muitas pessoas”, acrescenta Andy Burnham.

A ministra da Saúde, Luciana Berger, referiu à BBC Radio 4’s que se a medida não for aprovada, será integrada no manifesto do trabalho nas próximas eleições.

Já o porta-voz dos direitos dos fumadores, Simon Clark, afirmou que se trata de uma medida "muito dura, totalmente desnecessária e de acordo com sondagens realizadas, 84% das pessoas jamais pensaria em acender um cigarro numa situação dessas”, afirmou em entrevista à mesma radio.

“Os adultos já sabem como devem agir, não precisam de nenhuma medida do estado para interferir nas suas vidas", insistiu, defendendo que "as pessoas precisam de ser educadas e não legisladas".

Recorde-se que no país já é proibido fumar em locais fechados desde 2007.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório