Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Juros dos depósitos a prazo batem no fundo

Ambiente de financiamento barato e baixas taxas Euribor está a desencorajar remuneração alta dos produtos financeiros. Menores pagamentos têm permitido melhorar resultados da banca.

Juros dos depósitos a prazo batem no fundo
Notícias ao Minuto

08:30 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Investimento

O lado 'sombrio' da descida das Euribor continua a ser sentido nos bolsos dos portugueses com depósitos a prazo. Com as taxas de juro referência em níveis historicamente baixos, os bancos não estão a sentir qualquer dificuldade para garantir financiamento.

A maior folga faz com que a banca não precise de captar liquidez através dos depósitos, reduzindo a remuneração dos investimentos a prazo para valores nunca antes vistos. De acordo com dados do BCE, analisados pelo Jornal de Negócios, a taxa média de 0,68% paga pelos depósitos a prazo em junho é a mais baixa de sempre em Portugal.

Tendo em conta o peso dos impostos, os depósitos a prazo já não conseguem sequer compensar a subida da inflação. Mesmo assim, há cada vez mais portugueses a apostar neste tipo de produto financeiro, preferindo a segurança dos depósitos a prazo à volatilidade de investimentos com maiores taxas de juro.

Com pagamentos menores aos clientes, a banca está a respirar com mais conforto, aumentado os lucros na primeira metade do ano. A margem financeira da CGD, BCP e BPI já teve efeitos positivos visíveis, esperando-se resultados semelhantes nos restantes gigantes da banca nacional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório