Meteorologia

  • 28 JUNHO 2017
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Caixa: Vai haver "uma redução daquilo que era uma estrutura muito pesada"

Marcelo Rebelo de Sousa falou esta segunda-feira aos jornalistas, à margem da inauguração da exposição 'Heranças e Vivências Judaicas em Portugal', na Sala de Exposições da Torre do Tombo, em Lisboa.

Caixa: Vai haver "uma redução daquilo que era uma estrutura muito pesada"
Notícias ao Minuto

19:17 - 20/03/17 por Anabela de Sousa Dantas

Economia Presidente Marcelo

O Presidente da República comentou esta segunda-feira a questão do fecho de balcões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) dizendo que o banco público estará “presente em todo o território português em termos concelhios”.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que vai haver “uma redução daquilo que era uma estrutura muito ampla” e “muito pesada” tendo em conta o estipulado no plano estratégico acordado com Bruxelas mas que será mantido “o essencial no território”.

Há que “manter uma presença nos vários concelhos para não quebrar uma ligação histórica com a população portuguesa”, indicou, referindo-se particularmente à faixa mais velha da população.

O chefe de Estado garantiu, ainda, que está “a acompanhar” o processo “com interesse”. Recorde-se que a CGD prevê dispensar 2.200 pessoas nos próximos anos, prevendo ainda chegar a 2020 com um número de agências entre 470 e 490.

Marcelo Rebelo de Sousa comentou também o tema Brexit, indicando que tanto a União Europeia como o Reino Unido tiveram “ao longo destes meses” tempo para se prepararem para o processo de negociações que se avizinha, em contraste com o que aconteceu na altura da votação do referendo.

“É importante que comece bem e que acabe bem”, sublinhou, alertando para a “dimensão financeira” da discussão - “o acerto de contas inicial entre União Europeia e Reino Unido, qual o tipo de relação financeira que se vai estabelecer entre as duas realidades” - e também para os “problemas não financeiros”, como a questão da mobilidade dos cidadãos, da nacionalidade, de processos a decorrer na justiça, etc.

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório