Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Honda recolhe 2.748 carros em Portugal com defeito no airbag

A Honda vai recolher 2.748 carros em Portugal por um problema no 'airbag' dos passageiros da frente", no seguimento de uma recolha a nível mundial de mais de três milhões de veículos das marcas Honda, Toyota, Nissan e Mazda.

Honda recolhe 2.748 carros em Portugal com defeito no airbag
Notícias ao Minuto

13:00 - 11/04/13 por Lusa

Economia Automóvel

Em comunicado, a marca japonesa refere que "foi identificada a existência de um possível defeito de fabrico do insuflador do 'airbag' do passageiro da frente que equipa algumas unidades dos modelos Civic, Stream, Jazz e CR-V do ano 2001 a 2003", sendo que em Portugal "estão identificados 2.748 veículos potencialmente afectados por esta campanha de produto".

A Honda indica que, perante esta situação, a partir de 15 de maio, "como medida de precaução", vai notificar os proprietários dos modelos afectados em Portugal para se dirigirem aos concessionários da marca e efectuarem a substituição dos respectivos insufladores.

A Toyota já anunciou que irá recolher 12 mil carros em Portugal exactamente com o mesmo problema, enquanto a Nissan e a Mazda ainda não divulgaram se este defeito afecta os seus modelos em Portugal.

O Ministério dos Transportes japonês anunciou hoje que mais de 3,39 milhões de veículos produzidos pelos maiores construtores japoneses de automóveis vão ser chamados às oficinais das marcas para resolver este problema.

O problema, nas marcas Toyota, Nissan, Honda e Mazda, é proveniente do 'airbag' do passageiro da frente, fabricado pela empresa japonesa Takata e utilizado nos veículos produzidos entre 2000 e 2004.

De acordo com informações fornecidas pelo fabricante ao Ministério japonês dos Transportes, houve dois incidentes menores, que não causaram danos em pessoas mas apenas no interior dos veículos.

Os outros fabricantes em causa têm fornecido explicações técnicas similares.

A Toyota disse que iria recolher às suas oficinas 1,73 milhões de veículos: 320 mil no Japão, 580 mil na América do Norte, 490 mil na Europa e 340 mil no resto do mundo.

A Honda disse, por seu lado, que iria recolher 1,135 milhões em todas as regiões onde o fabricante está presente.

A Nissan tem 480 mil carros com este defeito, dos quais 137 mil no Japão.

Na Mazda são pouco mais de 45 mil veículos, incluindo 4.400 no Japão. "Recolheremos os carros no Japão e, de acordo com as leis de cada país, faremos o mesmo no resto do mundo", afirmou uma fonte da marca nipónica.

As recolhas maciças de carros às oficinas de várias marcas reflecte a política dos fabricantes de automóveis que estão a utilizar os mesmos componentes para reduzir custos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório