Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Startup Portugal pode "inspirar algumas medidas em França"

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, espera que o programa Startup Portugal seja um "exemplo positivo que possa inspirar algumas medidas em França".

Startup Portugal pode "inspirar algumas medidas em França"
Notícias ao Minuto

13:55 - 29/04/16 por Lusa

Economia Caldeira Cabral

Manuel Caldeira Cabral vai ter, esta tarde, um encontro com o homólogo francês, Emmanuel Macron, o qual "demonstrou muito interesse no programa Startup Portugal", disse o ministro português na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Paris, à Lusa.

"O ministro francês demonstrou muito interesse no programa Startup Portugal que estamos a desenvolver. Ele está também a desenvolver algumas medidas semelhantes em França e penso que será muito interessante esta troca de ideias", declarou Manuel Caldeira Cabral, em referência à estratégia nacional com quinze medidas para o empreendedorismo, apresentada pelo Governo a 08 de março.

O ministro salientou que "o que está a ser feito em França pode ajudar a melhorar" a Startup Portugal e que França poderá olhar para o caso português "como um exemplo positivo que possa inspirar algumas medidas do programa em França".

Manuel Caldeira Cabral sublinhou que quer "mais colaboração entre as incubadoras portuguesas e francesas" para facilitar "o acesso às grandes empresas francesas", avançando que "já está assegurada a presença de centenas de firmas francesas WebSummit, em novembro", em Lisboa.

"O que queremos é garantir que essa participação corre da melhor maneira mas também serve para criar laços e para que os investidores franceses que vão ao WebSummit olhem obviamente para as empresas de todo o mundo, mas olhem em particular para as empresas portuguesas e para o forte potencial que elas têm como fontes de investimento", afirmou.

Por outro lado, o ministro salientou que "Portugal tem uma colaboração muito boa com a França há muitos anos" e que França é o "segundo mercado de exportação", com "fortes investidores em Portugal com investimentos muito interessantes nos últimos tempos em áreas como a aviação, as telecomunicações ou empresas de serviços partilhados que criam empregos qualificados e que criam crescimento em Portugal".

Na agenda da visita a Paris do ministro está ainda uma reunião com Carlos Vinhas Pereira, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, "para mostrar que o Governo português está ao lado destes investidores quer eles estejam a trabalhar e a investir em França como empresários portugueses radicados em França, quer se eles quiserem vir investir para Portugal, criar empregos em Portugal e encontrar oportunidades de negócio interessantes em Portugal".

Esta manhã, Manuel Caldeira Cabral esteve reunido com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, tendo depois participado no conselho da organização e tido um encontro com Catherine Mann, Economista-chefe da OCDE.

O ministro da economia disse que o Governo português recebeu "compreensão e apoio" da OCDE quanto às medidas que está a desenvolver na área da capitalização de empresas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório