Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ouro voltou a ser o que era e é o grande vencedor deste ano

Com ações, petróleo e títulos de dívida a terem um dos piores inícios de ano de sempre, há uma luz de esperança nos mercados de metal.

Ouro voltou a ser o que era e é o grande vencedor deste ano
Notícias ao Minuto

12:11 - 12/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Matérias-Primas

Durante a maior parte do ano passado, o ouro foi o 'patinho feio' dos mercados. Com as taxas de juro dos bancos centrais em mínimos históricos, os títulos de dívida ganharam adeptos e juntaram-se às ações nos lugares de destaque das bolsas mundiais; o petróleo sobreviveu durante a primeira metade do ano, mas o ouro foi o grande alvo da fuga dos compradores. 

Com rendimentos pouco interessantes em comparação com o maior potencial dos títulos transacionáveis, o metal mais valioso do mundo foi caindo lentamente até chegar aos preços mais baixos dos últimos seis anos. O pessimismo reinou durante quase todo o ano de 2015, mas com a mudança de calendário civil, tudo mudou. 

As dificuldades de crescimento das grandes economias mundiais, os maus sinais da banca e o colapso quase total do petróleo provocaram um pânico nas bolsas que encorajou os investidores a fugirem para o produto menos volátil. O ouro voltou a ganhar força e no espaço de um mês e meio voltou a ser o que era. 

O preço por onça de peso (pouco mais de 28 gramas) ultrapassou esta semana os 1.250 dólares nas trocas imediatas e no metal para entrega futura, o valor mais alto desde janeiro do ano passado. É razão para dizer que o metal mais caro do mundo voltou a valer o seu peso... em ouro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório