Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Estas serão as dez competências profissionais mais procuradas até 2020

Fórum Económico Mundial deu a conhecer as capacidades mais importantes para conseguir um emprego ao longo dos próximos quatro anos.

Estas serão as dez competências profissionais mais procuradas até 2020
Notícias ao Minuto

10:13 - 08/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Estudo

A ‘quarta revolução industrial’ está a chegar e as mudanças no mercado laboral vão mudar o perfil de trabalhador procurado pela maior parte das empresas mundiais. O aviso é feito pelo Fórum Económico Mundial, através do ‘Future of Jobs Report’ divulgado pela organização internacional.

De acordo com os dados recolhidos, a capacidade de resolver problemas complexos continuará a ser a competência mais procurada pelos empregadores até 2020, mas o restante top 10 de capacidades deverá sofrer várias alterações.

O pensamento crítico será a segunda característica mais valiosa, com a criatividade a fechar o pódio. Em quarto lugar surgirá a gestão de recursos humanos, seguida da coordenação com os colegas, a inteligência emocional e a capacidade de analisar situações e tomar decisões.

Nos três últimos lugares da lista de dez características mais importantes surgem, respetivamente, a orientação de serviços, a capacidade negocial e a flexibilidade cognitiva.

O Fórum Económico está convencido que a mudança da economia mundial para uma base robótica e de inteligência artificial trará uma alteração profunda do perfil de trabalhador procurado, com os primeiros sinais a surgirem nos próximos quatro anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório