Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia pede ajuda à banca estrangeira para 'encher' os cofres

Queda do petróleo e da moeda nacional está a pressionar líderes russos. Solução poderá passar pelo regresso à bolsa dos títulos de dívida.

Rússia pede ajuda à banca estrangeira para 'encher' os cofres
Notícias ao Minuto

09:05 - 08/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Mercado

O regresso das Eurobonds russas pode estar bem mais perto do que se esperava há alguns meses atrás. A garantia é dada pela Bloomberg, que cita a opinião de vários especialistas para sugerir que o governo de Vladimir Putin pode estar prestes a regressar ao mercado de dívida, depois de uma ausência prolongada.

Há mais de dois anos que a Rússia não recorre aos mercados internacionais como fonte de financiamento: em setembro de 2013, o Estado russo vendeu um total de 6,1 mil milhões de euros em títulos de dívida, mas seis meses depois, a invasão da Crimeia trouxe sanções externas que impossibilitaram novos leilões.

A situação manteve-se estável até ao final da primeira metade do ano passado, mas a queda do petróleo provocou perdas históricas nas contas públicas e no valor da moeda russa.

A elevada dependência do mercado petrolífero forçou a Rússia a pedir ajuda a vários bancos estrangeiros, de forma a preparar um regresso aos mercados com condições menos penalizadoras. Bank of China, Citigroup, Barclays e Goldman Sachs são alguns dos principais nomes contactados pelo Ministério das Finanças russo para apadrinhar uma emissão de dívida que tem como objetivo tapar o ‘buraco’ financeiro nas contas de 2015.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório