Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

BPI e Isabel dos Santos já estão a discutir presença em Angola

‘Guerra’ entre empresária e banco português começa com batalha difícil para decidir o futuro dos ativos no continente africano.

BPI e Isabel dos Santos já estão a discutir presença em Angola
Notícias ao Minuto

09:46 - 06/01/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

A complicada divisão de ativos do BPI já está a ser discutida diretamente entre a Unitel de Isabel dos Santos e a administração liderada por Fernando Ulrich.

O prospeto de cisão das participações no continente africano inclui a partilha de riscos com os acionistas em bancos angolanos e moçambicanos, uma hipótese que não agrada à filha do presidente de Angola. Isabel dos Santos propõe que a sua Unitel, dona de uma participação minoritária no BPI, fique com 10% do Banco Fomento Angola de forma a reduzir a exposição do banco português a um mercado que deixou de ter a equivalência de supervisão do BCE.

As regras do regulador europeu mudaram no primeiro dia deste ano, obrigando o BPI a reduzir significativamente as participações em ativos africanos para evitar penalizações.

Os espanhóis do La Caixa, acionistas maioritários do banco português, apoiam a proposta apresentada por Fernando Ulrich, mas o voto de Isabel dos Santos é decisivo para desbloquear o processo. Recorde-se que os estatutos do BPI impedem que qualquer acionista tenha direito de voto maioritário em qualquer decisão, mesmo que detenha a maior parte das ações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório