Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

EDP quer colocar consumidores a poupar energia com novo plano

A EDP Comercial vai lançar a partir de hoje uma série de iniciativas que têm como objetivo reduzir o consumo de energia em casa dos consumidores no âmbito do Plano Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC), promovido pelo regulador de energia.

EDP quer colocar consumidores a poupar energia com novo plano
Notícias ao Minuto

14:18 - 01/09/15 por Lusa

Economia Eficiência

O presidente da empresa da EDP para o mercado liberalizado, Miguel Stilwell, afirmou, em conversa com os jornalistas em Lisboa, que a EDP Comercial "já investiu cerca de 15 milhões de euros no PPEC desde 2007" e cerca de 20 milhões de euros no programa de eficiência energética para pequenas e médias empresas, denominado 'Save 2 Compete'.

Segundo o responsável, as medidas implementadas "evitaram um consumo de energia de 6,3 terawatts/hora (TWh), o que equivale ao consumo médio anual de 2,4 milhões de famílias e uma poupança de 2,3 milhões de toneladas de CO2".

Uma das medidas anunciadas hoje pela EDP Comercial é, por exemplo, o concurso da casa mais eficiente de Portugal em termos energéticos que, em parceria com o National Geographic Channel, a empresa pretende premiar a família que mais poupa eletricidade.

As famílias residentes em Portugal Continental poderão candidatar-se, até ao dia 11 de outubro, e após a fase de candidatura serão selecionadas as 50 famílias com as casas mais eficientes, sendo automaticamente premiadas com uma auditoria energética EDP.

"Esta iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar os consumidores portugueses para os melhores comportamentos em termos de eficiência energética mostrando como é possível diminuir o valor da fatura de energia, sem abdicar do conforto", adianta um comunicado da EDP.

Outra das iniciativas é a possibilidade dos clientes substituírem o termoacumulador por bombas de calor, prometendo a EDP que haverá uma poupança de 85% nos consumos de energia para aquecimento de água. Os primeiros mil consumidores a aderir terão um desconto de 85% no preço das bombas de calor.

Até ao final do ano será ainda lançada uma campanha que promove a eficiência energética através da substituição de lâmpadas de halogéneo por LED, permitindo reduzir o consumo de energia em cerca de 85%.

Para estas três iniciativas, Miguel Stilwell afirma que a EDP deverá investir cerca de 700 mil euros.

O presidente da EDP Comercial ressaltou ainda outra iniciativa iniciada há um ano, a EDP Solar, em que a empresa vendeu cerca de 2000 sistemas solares nos primeiros oito meses do ano, "um ritmo seis vezes superior ao de anos anteriores".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório