Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Crédito a clientes do Novo Banco recuou 1,2 mil milhões de euros

O crédito líquido a clientes do Novo Banco caiu 1,2 mil milhões de euros no primeiro semestre e diminuiu três mil milhões de euros em relação ao balanço de abertura, anunciou na segunda-feira a instituição financeira.

Crédito a clientes do Novo Banco recuou 1,2 mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

06:55 - 01/09/15 por Lusa

Economia 1º semestre

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novo Banco adianta que nos primeiros seis meses do ano "a redução da carteira foi extensiva a todos os segmentos, tendo o crédito à habitação diminuído 221 milhões de euros (-2,2%), o outro crédito a particulares 72 milhões de euros (-4,0%) e o crédito a empresas 696 milhões de euros (-2,5%)".

A redução do crédito, refere o banco liderado por Stock da Cunha, aliada ao "aumento expressivo dos depósitos no primeiro semestre" e à venda de ativos financeiros "possibilitaram a geração de liquidez que permitiu concretizar uma redução do financiamento junto do SEBC e a melhoria do rácio de transformação".

"Os depósitos de clientes aumentam 2,3 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2015 (6,5 mil milhões de euros desde setembro de 2014), totalizando 28,9 mil milhões de euros, atingindo no segundo trimestre, em base comparável, o valor mais alto de sempre na atividade doméstica", refere o banco.

Relativamente à venda do BES Investimento (BESI), o Novo Banco recorda que em 08 de dezembro do ano passado celebrou um contrato de compra e venda da totalidade do seu capital social com a Haitong International Holdings Limited, sociedade constituída em Hong Kong, subsidiária integralmente detida pela Haitong Securities, sendo o preço da alienação de 379 milhões de euros.

O banco avança que no final de junho a operação "encontrava-se aprovada por todas as autoridades envolvidas nomeadamente, Comissão Europeia, Autoridades da Concorrência e um conjunto de outras autoridades que exercem supervisão sobre as unidades internacionais do BESI, assim como, as autoridades de supervisão das entidades vendedora e compradora, com exceção do Banco Central do Brasil, cuja aprovação foi comunicada em 13 de agosto último".

Com a 'luz verde' dada pelas diversas entidades, "as partes encontram-se a trabalhar na finalização da documentação e prática de todos os atos e formalidades necessários para que a transmissão das ações ocorra durante o mês de setembro", refere o Novo Banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório