Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Na Europa, nos próximos 4 anos, vamos viver uma nova crise financeira"

O ex-coordenador do BE Francisco Louçã alertou hoje que na Europa, nos próximo quatro anos, vai surgir uma nova crise financeira numa sociedade mais frágil, acusando a liderança portuguesa de ser germanófila.

"Na Europa, nos próximos 4 anos, vamos viver uma nova crise financeira"
Notícias ao Minuto

21:52 - 29/08/15 por Lusa

Economia Louçã

Francisco Louçã foi hoje um dos oradores do fórum Socialismo 2015, a rentrée política do Bloco de Esquerda (BE) que até domingo decorre no Porto, e deixou o alerta de que "na Europa, nos próximos quatro anos o que é certo e sabido é que se vai viver uma nova crise financeira", que terá "consequências graves numa sociedade mais frágil porque a Europa acumulou desemprego".

"Ela virá de alguma forma que seja. Não pode deixar de vir, se não é que já está a caminho com estes anúncios de pânico nas bolsas por causa do crescimento chinês ser só 6%", defendeu.

Na opinião do ex-líder do BE, "o desmantelamento dos regimes sociais, a fragilização das respostas políticas e os alinhamentos das soluções no centro europeu, em Berlim, significam que só resta à esquerda a sua reconstituição como um fator da política da luta social, que possa interpretar a democracia como ela é".

"Essa política, que ocupa o essencial da representação democrática para uma resposta de esquerda contra esta agressão, é a única hipótese que a Europa e Portugal têm neste contexto de poder falar com a sua voz e de poderem resolver os problemas de quem tem sido arrastado neste turbilhão da crise", defendeu.

Concretamente sobre a situação nacional, Louçã antecipou que um dia se dirá que "os anos da 'troika' em Portugal foram o segundo 25 de Novembro, muito mais violento socialmente, muito mais prolongado, muito mais estratégico e com consequências da mesma ordem civilizacional sobre Portugal como a grande mudança que terminou a revolução".

"A liderança portuguesa, a governação, os seus partidos e a sua burguesia é germanófila, ou seja, depende, sabe que depende, quer depender, orgulha-se de depender e está satisfeita por depender das decisões de Berlim", condenou.

O economista - que partilhou o painel "Europa, Democracia e Alternativas" com a eurodeputada Marisa Matias e com a ex-eurodeputada Alda Sousa - começou a intervenção a falar da "reunião escolar de jovens laranja em Castelo de Vide", a Universidade de Verão do PSD, que "esta semana recebeu Horta Osório, o melhor banqueiro do mundo".

"Nós já tivemos o melhor gestor do mundo mas este tem mais brilhantina. Horta Osório explicou aos jovens laranja que já estamos a viver dentro das nossas possibilidades. Horta Osório recebeu em 2014 um salário de 15,6 milhões de euros, ou seja, cerca de dois mil anos do salário médio nacional", ironizou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório