Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Subconcessões no Porto têm tudo para acabar pessimamente"

Quem o garante é Francisco Louçã.

"Subconcessões no Porto têm tudo para acabar pessimamente"
Notícias ao Minuto

23:55 - 28/08/15 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Francisco Louçã

No seu habitual programa semanal na antena da SIC Notícias, Francisco Louçã comentou o polémico processo de subconcessão do Metro do Porto e da STCP que está a ser dirigido pelo Governo.

O ex-dirigente do Bloco de Esquerda lembrou que esta decisão de levar a cabo a subconcessão dos transportes “tem sido muito contestada por todas as autarquias da região do Porto” mas, ainda assim, o Governo decidiu agora fazer um ajuste direto.

“O Governo deu 12 dias para a apresentação de propostas para depois fazer o ajuste direto. Isto significa que decidirá o mais depressa possível e nessa altura já estaremos a duas ou três semanas das eleições”, acusou, assegurando que este ‘timing’ é “absolutamente injustificado”.

Francisco Louçã disse não se lembrar de “um processo destes”, recordando, contudo, que “até já houve um governo que depois das eleições tomou deliberações sobre construções mobiliárias” o que, apontou, correu mal.

Por isso, considera que esta subconcessão do Metro do Porto e da STCP “tem todas as condições para acabar pessimamente”.

Mas esta não é a única decisão “muito criticada” que o Governo tem tomado nos últimos tempos. Francisco Louçã aponta a atribuição de 140 milhões de euros a escolas privadas, “incluindo escolas cujas empresas estão sob investigação criminal” e lembra que ontem o Tribunal Constitucional declarou inconstitucional a lei, que foi “aprovada pela coligação e pelo PS”, sobre o acesso direto das Secretas a metadados”.

Outra decisão muito criticada, mas que na ótica do ex-bloquista foi “menos notada”, prende-se com a “vontade do Governo em extinguir o Laboratório Militar” que é uma instituição do Estado que produz 78 medicamentos sem patente e que, por isso, são mais baratos para o Sistema Nacional de Saúde.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório