Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Orçamento Comunitário: Portugal vai receber mais do que se esperava

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou, esta sexta-feira após a reunião do Conselho Europeu, que o acordo sobre o orçamento comunitário prevê um corte de 95 mil milhões em relação à primeira proposta da Comissão Europeia. No entanto, Portugal obterá, no conjunto entre os programas de coesão e de agricultura, 27,8 mil milhões, mais 300 milhões do que no documento inicial.

Orçamento Comunitário: Portugal vai receber mais do que se esperava
Notícias ao Minuto

16:18 - 08/02/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Bruxelas

Pedro Passos Coelho admitiu estar satisfeito com o acordo, alcançado hoje, sobre o orçamento da União Europeia para os próximos sete anos, lembrando que apesar do apoio do seu Executivo à proposta inicial da Comissão Europeia, “sempre ficou claro que o acordo só seria possível numa base mais realista”. E para o primeiro-ministro foi-se “além desse objectivo”.

Apesar da “significativa redução” do orçamento global, reconhecida pelo líder do Governo português, em comparação com orçamentos anteriores, Passos sublinhou que Portugal obteve no conjunto da política da coesão e da política agrícola comum “um valor de 27,8 mil milhões de euros”, mais 300 milhões de euros” do que o documento inicial.

O montante dos fundos, ainda que superior ao inicialmente proposto, representa uma diminuição de “9,7%” em relação ao quadro financeiro anterior (2007-2013). Por ouro lado, a média europeia revela uma queda de 13,1%. “Num contexto de descida generalizada, melhorámos a nossa posição relativa no seio da UE no conjunto da coesão e agricultura”, defendeu o primeiro-ministro.

Passos Coelho aproveitou ainda a ocasião para expressar o seu “reconhecimento” ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, “pelo seu decisivo contributo para o sucesso desta negociação em circunstâncias adversas, tanto no interesse comum europeu, como no interesse de Portugal”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório