Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Vá de férias com os gastos em telecomunicações sob controlo

Vai para fora e quer poupar o máximo possível? Então cuidado com o roaming.

Vá de férias com os gastos em telecomunicações sob controlo
Notícias ao Minuto

17:23 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Roaming

Com o mês de agosto já a dar sinais de vida, muitos são os portugueses que começam a usufruir das suas férias e independentemente do destino escolhido para descansar, uma coisa é, por norma, essencial: aproveitar ao máximo, gastando o menos possível.

E embora muitas vezes se procure os hotéis, alojamentos e restaurantes mais baratos, há um ponto em que muitos se esquecem que podem poupar e muito, escreve o Jornal de Negócios, sobretudo quando se vai para fora.

Falamos-lhe do roaming, serviço telefónico que é sempre uma preocupação para quem sai do país. Existem, contudo, atualmente, diversas opções que podem ajudá-lo a sair do país sem que isso signifique que a sua conta telefónica vai ‘estoirar’. Atente às seguintes dicas:

1. Estude os tarifários. É importante que antes de viajar consulte as tarifas do país de destino. Na Europa, os preços cobrados são por norma mais simpáticos, mas se for para lá deste continente as coisas podem mudar de figura. Na Tailândia, por exemplo, pode chegar a pagar três euros por cada minuto de chamada. Assim, e consoante o tipo de comunicações que mais faz (sms ou chamadas) pesquise pelos tarifários disponíveis.

2. Diversidade de redes. Num mesmo destino, à semelhança do que acontece em Portugal, pode ter várias redes disponíveis. Para saber qual a melhor opção pode sempre ligar para a sua operadora e pedir que a aconselhe sobre a melhor opção. Ao chegar ao destino certifique-se, através das definições do telemóvel, que se ligou à rede certa.

3. Pacotes. Optar pelos pacotes de telecomunicações, para quem faz muitas chamadas, pode ser a melhor hipótese. A Vodafone possui um pacote em que por 2,99 euros por dia pode falar pelos mesmos preços que em Portugal. Também a Meo tem um tarifário especial para a União Europeia, Islândia e Noruega.

4. Cuidado com o uso da internet. Consultar a Internet pelo telemóvel, através dos serviço de roamimg, pode ser meio passo para que a sua conta telefónica aumente vertiginosamente. Certifique-se que tem os dados móveis desligados a menos que necessite mesmo do serviço. Nesse caso deve consultar também os pacotes de dados disponíveis.

5. Wi-fi e aplicações, dois preciosos amigos. Se o tipo de chamadas que costuma realizar são apenas para informar amigos e família que se encontra bem, poderá poupar muito se, em locais com wi-fi, recorrer a aplicações como o Whatsappp, Viber, Skype o o chat do Facebook.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório