Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Conseguimos arrumar radicalmente a casa"

“Não há plano B. O nosso plano A é só um. É ganhar”, garante Assunção Cristas.

"Conseguimos arrumar radicalmente a casa"
Notícias ao Minuto

23:55 - 29/07/15 por Notícias ao Minuto

Economia Assunção Cristas

Numa entrevista concedida à RTP Informação, a ministra da Agricultura e do Mar explicou alguns pontos do programa eleitoral da coligação PSD/CDS, fazendo um balanço daquilo que foram os últimos quatro anos de governação.

“Conseguimos arrumar radicalmente a casa”, garantiu Assunção Cristas, congratulando-se com a decisão do Executivo de adotar uma saída limpa e de não recorrer, em 2014, a um segundo resgate.

“As pessoas não sabem o que é governar tendo a troika cá de três em três meses a perguntar se cumprimos o memorando. Ninguém adota essas medidas por querer, só numa situação de emergência. Acho que, quando olham para a Grécia, as pessoas percebem o valor que foi ter tido apenas um resgate”, afirmou a ministra centrista.

O alívio fiscal conseguido “ao fim de três anos” é outro dos pontos pelos quais a governante se congratula, frisando o facto de a reforma do IRC ter sido iniciada ainda durante o programa de assistência financeira e de se ter seguido uma reforma do IRS assim que a troika saiu do país.

O quociente familiar, já introduzido nesta legislatura, vai ter continuidade e é uma das bandeiras da coligação, que se propõe a eliminar a sobretaxa de IRS em quatro anos, mais dois do que o PS, algo que a ministra explica, dizendo que “não quer entrar em promessas fáceis”.

“Temos um programa credível, assente na prudência e no respeito pelo sacrifício das pessoas”, justificou Assunção Cristas, que se recusa a colocar a hipótese de a coligação não vencer as eleições.

Quando questionada sobre se o CDS estaria disposto a apoiar um governo PS caso este vença as legislativas, foi perentória: “Não há plano B. O nosso plano A é só um. É ganhar”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório