Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Publicado novo Programa Nacional de Turismo de Natureza

O Governo aprovou um novo Programa Nacional de Turismo de Natureza (PNTN) para substituir o de 1998, promovendo uma "maior disseminação" desta área turística em "estreita articulação com os objetivos da marca Natural.PT".

Publicado novo Programa Nacional de Turismo de Natureza
Notícias ao Minuto

11:41 - 21/07/15 por Lusa

Economia Governo

Segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada hoje em Diário da República, o novo PNTN tem como objetivo principal a "promoção e afirmação dos valores e potencialidades" através de produtos e serviços "inovadores e sustentáveis", quer a nível natural, quer a nível de desenvolvimento local e património cultural.

O anterior PNTN foi criado em agosto de 1998, tendo aplicação limitada às áreas protegidas e no âmbito do quadro comunitário de apoio 2000-2006 e do Sistema de Incentivos a Produtos Turísticos de Vocação Estratégica (SIVETUR).

Segundo a introdução do diploma, este plano "está parcialmente executado nas medidas que se propunha implementar e desatualizado".

O novo diploma surgiu na sequência da evolução do enquadramento legal aplicável e do Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC), onde o "turismo deve ser sustentável a longo prazo".

Para áreas do SNAC foi criada a marca Natural.PT, que passou a diferenciar "uma rede de produtos, serviços e destinos sustentáveis de excelência".

Acrescentando os objetivos do Compromisso para o Crescimento Verde, de abril deste ano, foi considerada "fundamental a aprovação de um novo PNTN", que funciona na "dependência dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo e da conservação da natureza, em estreita articulação com os responsáveis pela área do património cultural".

O acompanhamento e a monitorização de execução do PNTN são desenvolvidos por um grupo de trabalho, que deve apresentar um um relatório anual até ao dia 15 de fevereiro do ano subsequente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório