Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Eurogrupo reúne-se hoje para avaliar pedido de novo resgate à Grécia

O Eurogrupo reúne-se hoje por teleconferência para avaliar o pedido formal de nova ajuda financeira que o Governo grego se comprometeu a formalizar.

Eurogrupo reúne-se hoje para avaliar pedido de novo resgate à Grécia
Notícias ao Minuto

06:45 - 08/07/15 por Lusa

Economia Crise

Na cimeira de emergência da zona euro de terça-feira, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, comprometeu-se a apresentar até hoje de manhã um pedido de ajuda financeira ao Eurogrupo, a qual seria dada através do fundo de resgate da zona euro, para evitar a bancarrota do país.

Depois desse pedido oficial ao Mecanismo Europeu de Estabilidade, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que irá convocar no "imediato" uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro por teleconferência para decidir se aceitam esse pedido.

Por outro lado, Atenas comprometeu-se a apresentar até quinta-feira propostas concretas de reformas que está disposta a executar em troca do novo pacote financeiro. Essas medidas serão avaliadas pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional para ver da sua credibilidade.

Tudo isto deverá acontecer até domingo, quando está já marcada uma nova cimeira.

Se houver um acordo até lá, haverá uma cimeira só da zona euro, para dar o apoio político a um terceiro resgate à Grécia. Se não houver acordo, haverá uma cimeira com os chefes de Estado e de Governo dos 28 países da União Europeia, neste caso para avaliar as consequências no espaço comunitário de um 'Grexit' e preparar um plano de ajuda humanitária a Atenas.

"Temos cinco dias para chegar a um acordo definitivo. Tenho de dizer alto e bom som que o prazo final é esta semana", disse terça-feira o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Já o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, admitiu pela primeira vez que o executivo comunitário tem um "cenário de 'Grexit' preparado em detalhe".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório